Mãe, não sei que área profissional escolher

 

Mãe, não sei que área profissional escolher

 

O teu adolescente chegou ao 9º ano e não sabe o que escolher…ou terminou o 12º ano e agora é uma dor de cabeça.

Calma. Primeiro que tudo é importante lembrares-te que o teu filho não é uma extensão tua, logo, nem sempre sabes o que é melhor para ele. Não é por eu ser Professora que o ensino é o melhor para o meu filho escolher e esta é uma dor dos adolescentes que acontece muitas vezes. Escolherem uma área que não os satisfaz para verem os pais orgulhosos.

Temos de sentir orgulho nos nossos adolescentes por quem eles são e não pelo que fazem, escolhem, ou ainda pelo que gostaríamos que eles fossem.

Então, é preciso, antes de mais nada, sentares-te com o teu adolescente e ouvi-lo verdadeiramente. Quais são os seus sonhos? As suas mais valias? De que é que ele gosta? (https://www.designthefuture.pt/)

Existem muitas profissões no mercado (https://www.e-konomista.pt/como-escolher-um-curso-superior/) de que ele não tem conhecimento e fazerem juntos uma pesquisa nesse sentido ajudará ambos. Lembra-o ainda de que o fator económico pesa muito mas não é a única coisa que ele deve contabilizar (https://inspiringfuture.pt/articles/qual-e-o-melhor-curso-para-mim)

Há ainda a opção de seguir por um curso no secundário ou um curso técnico e especializado através de um curso profissional.

Por vezes (muitas vezes, aliás) ele próprio não sabe as respostas e por isso é super importante que o ajudes. Como? Há diversas maneiras:

  • Testes psicotécnicos – Dão pistas sobre as mais valias e os interesses (https://ined.pt/2020/01/06/como-e-que-um-teste-vocacional-pode-ajudar-o-seu-filho-a-escolher-a-futura-profissao/). O adolescente até tem uma ideia daquilo que gosta mas não tem a certeza se será o caminho mais apropriado para ele. Pode começar por fazer um teste vocacional e ver como se sente com o resultado. Serve como um funil uma vez que distribui os adolescentes pelos três principais perfis.
  • Coach – Quando o adolescente não tem ideia de quais são os seus interesses, as suas mais valias ou mesmo o que fazer quanto ao seu futuro, o Coach ajuda-o a descobrir mais sobre si mesmo, fazendo com que fique claro quais são as escolhas mais acertadas.
    (http://claudiapintado-teencoach.com/)
  • Gap Year – Um ano de pausa (em Portugal ou no estrangeiro) pode aumentar e muito os horizontes do teu filho. No final dessa pausa é-lhe mais claro como funciona o mundo “lá fora”, ou seja, o mundo dos adultos. Além de que lhe dá uma maturidade e um conhecimento maior e como tal, ser-lhe-á mais fácil escolher algo que realmente se veja a fazer no futuro.
    Especialistas defendem que um ano de pausa é também muito saudável para o cérebro devido à elevada carga horária que existe pois quando se retoma o estudo a energia é maior.
    Podes encontrar mais informações sobre isto no meu episódio de Podcast (https://claudiapintado-teencoach.com/podcast/ e também em https://gapyear.pt/)

E se ele não quiser ir para a faculdade? Esta também é uma opção que terás de aceitar. Conversa sobre ele sobre o mundo lá fora e mostra-lhe quais são as suas opções para que ele compreenda o que o espera e se é, de facto, a melhor opção para ele.
(https://observador.pt/opiniao/mae-afinal-nao-vou-para-a-faculdade/)

É difícil lidar com as nossas expetativas mas mais difícil ainda é difícil para os nossos adolescentes lidarem com as expetativas dos pais. Não deixes que a tua expetativa seja um peso nesta decisão tão importante da vida dele.
Ajuda-o e fá-lo sentir que terá o teu apoio, seja qual for a escolha dele.

 

Cláudia Pintado

 

Se quiseres saber mais sobre mim, ora espreita :

https://claudiapintado-teencoach.com/

www.instagram.com/claudiapintado.teencoach/

www.facebook.com/claudiapintado.teencoach/

open.spotify.com/show/5oLGQOSLKOpLCv1KryQ2AF

 


MAIS ARTIGOS

 

O uso da empatia com os nossos adolescentes

Nem sempre é fácil, mas é possível. Sermos conscientes e termos vontade é a primeira parte, depois praticar vai colocar-nos no bom caminho!

0 comments

Mudam-se os tempos!… Mas não se mudam as vontades!…

Artigo sobre educação – Susana Lionço

0 comments

Aqui jaz a Educação!… R.I.P…

Artigo sobre educação – Susana Lionço

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

 

Também te pode interessar…