PROVAS E EXAMES NACIONAIS

No Arquivo encontram-se os enunciados e critérios de classificação das Provas de Aferição (2º, 5º e 8º anos), Provas Finais de Ciclo (9º ano) e dos Exames Nacionais do secundário, desde 2012.

Ao clicar em “Calendário” é possível aceder às datas das provas/exames nacionais do ano letivo atual.


INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS


Provas e Exames Nacionais

As Provas de Aferição, Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais são instrumentos de avaliação externa que têm como referenciais o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais (AE), e têm diferentes fins.

Ler mais

As Provas de Aferição são um instrumento de avaliação que permite recolher dados relevantes sobre os níveis de desempenho dos alunos no que respeita às aprendizagens adquiridas e competências desenvolvidas em várias disciplinas.

Atualmente são realizadas no Ensino Básico, nos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade, e as disciplinas a que dizem respeito variam e a mesma prova pode avaliar mais que uma disciplina em simultâneo.

Para consultar as últimas provas realizadas, aceder ao Arquivo – Provas de Aferição.

Para consultar a as provas a serem realizadas no ano letivo atual, e às suas datas de realização, aceder ao Calendário – Provas e e Exames.

De salientar que as provas de aferição não contam para a classificação final da disciplina. Os resultados de cada aluno são inscritos num relatório individual das provas de aferição (RIPA), que depois é enviado aos encarregados de educação. Os resultados das provas têm maior relevância paras as escolas e ministério da educação, cuja análise permite reformular estratégias para dar resposta às áreas em que os alunos apresentam maiores lacunas.

Importa ainda destacar que as provas escritas são realizadas em suporte eletrónico.

As Provas Finais de Ciclo atualmente realizam-se apenas no término do 3º Ciclo (9.º ano).

São avaliadas as aprendizagens e competências desenvolvidas nas disciplinas de Português e de Matemática. Os resultados destes exames contribuem em 30% da nota final da disciplina.

Os alunos de PLNM realizam a correspondente prova final de ciclo, em substituição da prova final de ciclo de Português.

Para consultar os enunciados e os critérios de correção das últimas provas realizadas, aceder ao Arquivo – Provas Finais de Ciclo (9º ano).

Para consultar as datas das provas a serem realizadas no ano letivo atual aceder ao Calendário – Provas e e Exames.

Os Exames Nacionais são realizados pelos alunos do ensino secundário que frequentam o 11.º e o 12.º anos de escolaridade.

Podem servir para obter aprovação em disciplinas ou para fazer melhoria das notas finais, e podem servir como provas de ingresso para o Ensino Superior.

As regras sobre os exames obrigatórios a realizar têm vindo a sofrer várias alterações, bem como a sua contribuição para a classificação final de uma disciplina. Consulta a Página “Informações e notícias – Provas e Exames” para estar a par das normas em vigor.

Para consultar os enunciados e os critérios de correção dos últimos exames realizados, aceder ao Arquivo – Exames Nacionais (secundário).

Para consultar as datas das provas a serem realizadas no ano letivo atual aceder ao Calendário – Provas e e Exames.

As provas dos exames finais nacionais são elaboradas por equipas especializadas, da responsabilidade do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE).

A classificação dos exames finais nacionais faz-se em regime de anonimato, fora dos estabelecimentos de ensino, sendo da competência do Júri Nacional de Exames (JNE).

O Bichinho do Saber tem vários conteúdos para estudares para as provas e exames nacionais. Todos os recursos são de acesso gratuito e encontram-se na página “Resumos e Exercícios“.


Scroll to Top