História 9º ano | As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra

AS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DO APÓS GUERRA

Transformações geopolíticas decorrentes da 1.ª Grande Guerra

Tratado de Versalhes

Foi realizado no fim da guerra, em 1919, pelos países vencedores. Foi imposto à Alemanha a restituição à França da Alsácia – Lorena, a perda de todas as colónias, a redução do armamento e dos efectivos militares e o pagamento de indemnizações de guerra aos países vencedores.

Sociedade das Nações

Em 1919, foi constituída a sociedade das Nações com sede em Genebra e Suiça, cujos objectivos eram: defender a paz mundial e a independência politica dos Estados, proteger as minorias nacionais, reduzir os armamentos e favorecer a cooperação entre os países, ao nível social, cultural e financeiro.

Revolução Soviética

Nas vésperas da revolução

Descrever a situação social, politica e económica da Rússia no inicio do séc- XX

A nível politico, a Rússia era governada segundo um regime autoritário em que o Czar (Imperador) concentrava em si todos os poderes.

A nível económico, predominava a agricultura tradicional, tinha uma industrialização fraca e um comércio pouco dinâmico.

A nível social, existia uma sociedade de classes. O Clero e a Nobreza ocupavam os altos cargos e eram donos da maior parte das propriedades. A maior parte da população era camponesa e vivia em condições miseráveis. O operariado (menos 2%) tinha condições de trabalho difíceis e defendia as ideias socialistas. Também a burguesia estava descontente com o poder do Czar, e defendia a instauração do regime liberal e parlamento, no qual pudesse participar.

Inserir no contexto politico e social a tentativa revolucionária do “Domingo Sangrento” de 1905

O “Domingo Sangrento” surgiu devido ao descontentamento da maioria da população face ás condições de vida, devido ao agravamento de situação após a derrota na guerra russo-japonesa e devido ao desinteresse de Czar pela situação da população.

Identificar as medidas postas em prática pelo Czar Nicolau

O Czar, sentido-se ameaçado, criou a DUMA (Parlamento) para dar uma aparência democrática ao regime. No entanto, na realidade, o governo manipulava o Parlamento e aumentou a repressão. Com isto, as ideias socialistas começaram a espalhar-se.

As Duas Revoluções
Distinguir a Revolução de Fevereiro da Revolução de Outubro de 1917

A Revolução de Fevereiro, com o apoio da burguesia, pretendia o fim do poder do Czar e implementar um regime liberal parlamentar. Após a revolução surgiu um governo provisório (governo liberal burguês) e, apesar de a guerra ter motivado esta revolução, a Rússia manteve-se na guerra mundial.

A Revolução de Outubro, com o apoio do operariado, campesinato e sectores da pequena burguesia, pretendia uma revolução mais radical em que o poder pertenceria aos trabalhadores (ditadura do proletariado) numa sociedade sem classes (comunismo) e defendiam também a retirada da guerra. Após a revolução foi instaurado um governo socialista inspirado pela ideologia do Marxismo-Leninismo.

O Triunfo da Revolução Socialista
Descreve como foi instaurada a democracia dos Sovietes

No final de 1917, os bolcheviques organizaram eleições para a assembleia constituinte. No entanto, apenas tiveram 25% dos votos e, por isso, Lenine dissolveu a assembleia e entregou o poder legislativo ao congresso dos sovietes. A Rússia passa a ser uma República Soviética, não parlamentar.

Indica as medidas tomadas após a revolução

Foi assinado o tratado de Brest-Litovsk que retirou a Rússia da guerra e foi abolida toda a propriedade privada (fábricas, terras, minas e bancos) que foi nacionalizada sem o pagamento de indemnizações aos seus proprietários.

Explica como surgiu a guerra civil na Rússia (1918-1920)

A burguesia e a aristocracia, descontentes por terem perdido os seus bens, tiveram apoio de alguns países porque temiam a expansão do comunismo e criaram o exército branco que se opôs ao exercito vermelho dos bolcheviques, surgindo assim uma violenta guerra civil.

Caracteriza a ditadura comunista

Durante a guerra civil, a revolução socialista radicalizou-se, adotando um conjunto de medidas que ficaram conhecidas por comunismo da guerra:

  • foram proibidos todos os partidos políticos, à excepção do Partido Comunista (partido único)
  • criaram a Tcheka, uma policia politica que exercia grande repressão.
  • instauraram a censura
  • perseguiram, prenderam, torturaram e mataram muitos adversários políticos.
Justifica a adopção da NEP

Quando a guerra civil terminou, a Rússia encontrava-se arrasada e a sua população faminta. Perante o descontentamento generalizado, Lenine resolveu fazer “um recuo estratégico”, ou seja, optar por um retorno ao “capitalismo limitado por um tempo limitado”, como afirmou para justificar a sua Nova Politica Económica, a NEP.

A construção da URSS
Compreender as causas da constituição da URSS como a federação

A criação de uma União foi a fórmula encontrada pelos bolcheviques para conseguir manter unidos nacionalidades, etnias e territórios muito diferentes.

A sucessão de Lenine
Explicar a sucessão de Lenine

Após a morte de Lenine surgiu uma violenta luta pelo poder entre Trotsky e Estaline. Estaline sai vencedor desta disputa pelo poder e, progressivamente, vai afastar e eliminar os seus opositores. Trotsky é expulso da URSS e refugia-se no México, onde veio a ser assassinado. Sob a direcção de Estaline, a URSS passa a seguir uma linha politica mais dura e estabelece-se uma ditadura totalitária.


Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese de História:


EXERCÍCIOS

Fichas   |  ficha1 » correção   |   ficha2 » correção   |   ficha3 » correção


O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de História – 9º ano:

DOMÍNIO: A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX

SUBDOMÍNIO: AS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DO APÓS GUERRA

  • Conhecer as transformações geopolíticas decorrentes da 1.ª Grande Guerra
  1. Enunciar as principais decisões dos tratados de paz (com destaque para o Tratado de Versalhes)
  2. Identificar as principais alterações no mapa político europeu do após guerra.
  3. Referir os grandes objectivos da criação da Sociedade das Nações (SDN).
  • Conhecer e compreender as transformações económicas do após guerra
  1. Caracterizar a situação económica e social europeia no após guerra.
  2. Explicar o fim da hegemonia europeia e o reforço da afirmação dos EUA como principal potência económica mundial.
  3. Caracterizar a economia dos anos 20, destacando o seu carácter modernizador, instável e especulativo.
  4. Referir outros factores de tensão económica na década de 20, nomeadamente a rivalidade entre novos e velhos países industriais, o pagamento de dívidas e indemnizações de guerra e a adopção de políticas proteccionistas.
  • Conhecer e compreender a Revolução Soviética
  1. Caracterizar sucintamente a Rússia czarista ao nível político, económico e social.
  2. Relacionar a entrada da Rússia na 1.ª Grande Guerra com o agravar das tensões sociais e políticas.
  3. Caracterizar a “Revolução de Fevereiro”, salientando o carácter demo-liberal das medidas tomadas pelo governo provisório.
  4. Relacionar a decisão de permanência da Rússia na 1.ª Grande Guerra com o eclodir da “Revolução de Outubro”.
  5. Caracterizar a “Revolução de Outubro”, as principais medidas tomadas (fim do envolvimento na guerra, participação dos operários na gestão das fábricas e divisão das grandes propriedades rurais pelas famílias camponesas).
  6. Descrever as principais etapas de implantação do regime comunista entre 1917 e 1924 (Guerra civil e Comunismo de Guerra, NEP, formação da URSS).
  7. Avaliar o impacto da Revolução Bolchevique na Europa Ocidental e no Mundo em geral.
  • Conhecer e compreender as transformações sócio-culturais das primeiras décadas do século XX
  1. Caracterizar a sociedade europeia nas duas primeiras décadas do século XX, salientando o peso crescente das classes médias e a melhoria das condições de vida do operariado, apesar da manutenção de grandes desequilíbrios sociais.
  2. Relacionar os efeitos da guerra com a alteração de mentalidades e costumes nos “loucos anos 20”.
  3. Avaliar os efeitos da guerra ao nível da emancipação feminina, problematizando temáticas atuais relativas à igualdade de género.
  4. Caracterizar sucintamente a cultura de massas, salientando a sua relação com a melhoria das condições de vida nas décadas de 20 e 30 do século XX.
  5. Distinguir as principais correntes estéticas que marcaram a evolução nas artes.
  6. Indicar alguns dos principais vultos e obras de referência do modernismo português.

|   Voltar à lista dos conteúdos do 9º ano – História   |

Também te pode interessar…