Preparação para o regresso às aulas

preparação para o regresso às aulasEsta é a semana mais importante com vista o regresso às aulas. Porquê? É altura de retomar rotinas, arranjar espaço próprio para estudo, comprar o material escolar que falta, mentalizar que o período de férias está a acabar e que os níveis de concentração têm que estar elevados. O objetivo deste texto é indicar algumas dicas para preparar o regresso às aulas de forma a contribuir para o sucesso escolar dos seus filhos durante o ano letivo.

Começar bem é meio caminho andado. Acredite! Siga as nossas dicas e faça com que os seus filhos estejam completamente preparados para mais um ano letivo escolar extenso e exigente.

 

 

Dica #1. Criar a rotina do bem deitar para o bem acordar!

É normal durante as férias haver uma maior liberdade no que toca à hora de dormir. Ora, com o aproximar do início das aulas, será importante, desde já, criar a rotina de pôr as crianças a deitar cedo para que possam ter, no mínimo, 8 horas de sono.

Entretanto, poderá ser uma tarefa difícil, pois o corpo demora algum tempo a habituar-se a uma nova rotina… Por isso mesmo é muito importante criar este hábito já antes de iniciar a escola. Se o seu filho(a) tiver dificuldade em adormecer nos primeiros dias, incentive-o(a) a ler antes de adormecer, já deitado(a) na cama. Ajudará a melhorar o sono e a diminuir o stress e a ansiedade. Para um maior sucesso, deve-se manter apenas ligada a luz do candeeiro de mesa/cómoda, para que quando a criança comece a ter sono tenha apenas que esticar o braço para desligar a luz e adormecer. E para evitar outras distrações, peça para ter o telemóvel desligado… É muito provável que muitos dos colegas, amigos e/ou namorado(a) estejam acordados e queiram conversa, seja por sms ou pelas redes sociais…

Outro aspeto importante, é determinar a hora para se ir deitar. Normalmente, 22h30 é uma boa hora, pois mesmo que demore meia hora para adormecer, já conseguirá dormir 9 horas se tiver que levantar por volta das 8 horas. Contudo, terá de adequar a hora de deitar de acordo com a proximidade da escola, tempo de transportes, modo de deslocação, etc., sendo cada caso um caso. Aconselho que primeiro determine a hora de acordar, para depois ver as horas necessárias para assegurar um bom descanso.

 

 

Dica #2. Levantar cedo!

Um dos propósitos de deitar cedo, é conseguir levantar cedo! Acordar cedo traz bastantes benefícios tais como a serenidade, ter tempo para tomar pequeno-almoço completo e sair de casa já desperto e com níveis de concentração mais elevados. A produtividade será muito maior, garanto!

Neste caso, também é importante definir uma hora para acordar. Por norma, 7h30 para um aluno que comece as aulas às 8h30 e que demore cerca de 15 minutos a chegar à escola é o ideal. Dá tempo para levantar, cuidar da higiene pessoal, tomar um pequeno-almoço adequado e sair de forma a chegar uns minutos antes da hora do início das aulas. Contudo, novamente, terá de adequar conforme o horário escolar do seu filho, tempo de transportes e a sua própria disponibilidade…

Quando deve começar esta rotina? Já! Comece o quanto antes a criar esta rotina do deitar cedo e acordar cedo, para que quando iniciarem as aulas o hábito já esteja criado.

Porém, não faz sentido mandá-los levantar por levantar… Se ainda estiver de férias, faça um plano de atividades com eles que implique levantar cedo. Pode ser uma caminhada, corrida, passeio, ida a um museu, praia, etc…  Se não estiver em casa, atribua-lhes uma lista de tarefas a realizar durante a parte da manhã, para que depois à tarde possam então brincar e ter o seu tempo livre.

Será muito importante criar esta regra para todos os dias (salvo raras exceções devido a circunstâncias pontuais que impossibilitem a sua imposição). No máximo, seja algo flexível 6ª feira e sábado na hora de deitar e, consequentemente, sábado e domingo na hora de acordar. Mas não deixe ultrapassar muito a hora estabelecida para cada uma das ocasiões.

 

 

Dica #3. Preparar o estudo – Espaço

Se ainda não tem um espaço próprio para estudo, então esta é uma boa altura para o criar. Basta uma secretária, uma cadeira e uma estante para os manuais escolares, dossiers e todo o material escolar. Responsabilize o seu filho pela organização e arrumação de todo o material escolar. No entanto, não deixe de o aconselhar e ajudar de forma a que tudo esteja acessível e torne o estudo mais eficiente.

 

 

Dica #4. Preparar o estudo – Materiais

Além do material escolar pedido pelos professores, considero ser essencial o aluno ter o seu próprio material de estudo, quer seja realizado em casa sozinho ou num centro de estudos/explicações. Sendo assim, aconselho vivamente a compra de um dossier com separadores para cada disciplina. Depois, imprima folhas A4 com novos separadores (uma espécie de subseparadores) para que possa em cada disciplina agrupar diferentes formas de trabalho. Por exemplo, para a disciplina de História, dentro do separador dessa disciplina, colocar uma folha A4 a dizer “RESUMOS”, outra com “APONTAMENTOS” e, por fim, uma última a dizer “EXERCÍCIOS”. Fazer o mesmo para as restantes disciplinas.

Pode visualizar no link seguinte um exemplo dos separadores descritos acima, e imprimi-los:

 

 

Dica #5. Iniciar estudo

Tente incentivar o seu filho a manter a organização do dossier sugerido na dica #4, e para que ele próprio comece a fazer os resumos para cada disciplina, e comece a realizar alguns exercícios sobre a matéria que acabou de estudar, colocando depois as folhas resultantes do seu trabalho nos separadores corretos. Esta organização será muito importante sobretudo para o incentivo ao estudo autónomo, entre muitos outros benefícios que poderá constatar de certeza ao longo do ano letivo. Todo o trabalho do aluno fica arquivado para consulta posterior, seja por parte do próprio aluno ou educador, que assim tem uma forma de avaliar o trabalho realizado e assim encaminhá-lo mais eficazmente para superar as suas maiores dificuldades.

Se o seu filho começar a fazer já este trabalho, quando as aulas iniciarem já tem alguns conceitos adquiridos sobre a matéria que vai dar, o que poderá facilitar a aprendizagem.

Nota: Poderá aceder aos nossos resumos (https://www.obichinhodosaber.com/2013/07/25/resumos-das-materias/), imprimi-los e colocar no separador dos resumos de cada disciplina

 

 

Com estas dicas irá fazer com que o seu educando comece as aulas preparadíssimo, concentrado e motivado. Serão um impulso para um arranque destinado ao sucesso escolar!

Comece já a aplicá-las e torne o regresso às aulas fácil e promissor!

 

Luis Carrilho

|   Artigos   |

 

You may also like...