Fábula | O velho, o Rapaz e o Burro

 

FÁBULA

 

O VELHO, O RAPAZ E O BURRO


Era uma vez um velho simpático que vivia no cimo de um monte. Certo dia decidiu descer à vila em aventura, levou consigo um burro que pastava à deriva no mato e um rapaz seu vizinho.

Seguiam a pé, o rapaz à frente, seguido do burro, e atrás o velho. Ao passarem por uma povoação, logo foram criticados pelos que observavam a sua passagem.

– Olha aqueles patetas, com um burro e vão a pé.

O velho disse ao rapaz que montasse no burro e este assim fez, com os olhos esbugalhados e ar triunfante, pois nem nos seus melhores sonhos imaginou que lhe fosse possível participar em tal aventura. Um pouco mais adiante, passaram junto de outras pessoas que logo disseram:

– O garoto que é forte montado no burro e o velho, coitado, é que vai a pé.

– Então o velho mandou apear o gaiato e com alguma dificuldade lá montou ele o burro. Andaram um pouco mais até que encontraram outras pessoas e mais uma vez foram censurados:

– Olhem para isto! O pobre rapaz a pé e ele repimpado no burro…

Ordenou então o velho a contragosto ao catraio:

– Sobe, rapaz. Seguimos os dois montados no burro.

O rapaz, que era tudo o que queria, obedeceu de imediato e continuaram a viagem, mas um pouco mais adiante um grupo de pessoas enfrentou-os com indignação:

– Apeiem-se, seus abusadores! Querem matar o burrinho?

Descendo do burro, com ar aliviado, disse o velho ao rapaz:

– Desce. Continuamos a viagem como começamos. Está visto que alguma coisa está errada e não podemos calar a boca do Mundo.

Então o burro, já derreado, zurrou de alívio, pois a carga era pesada…

Diz-se que nunca mais voltou a ser o mesmo.

Moral da história: cada cabeça, sua sentença… A coisa vai correr mal, ai vai, vai, e quem pagará a fatura somos todos nós!


Vídeo Youtube

Para conhecer a fábula!

 


Apresentação slideshare

Para ler!

 


Comprar o livro na livraria virtual WOOK

Para reler e guardar!

 

FÁBULAS DE LA FONTAINE

de Jean de La Fontaine.
edição: Porto Editora, março de 2019 ‧ isbn:  978-972-0-72655-1

 

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura.

O que fazem juntos uma cigarra preguiçosa, uma raposa sem rabo, um pavão invejoso, um bode imprudente, uma tartaruga espertalhona e uma pomba caridosa? São algumas das mais divertidas personagens destas fábulas, escritas e reunidas há muito, muito tempo por Jean de La Fontaine.

Vem descobrir estas histórias intemporais, que te levarão a conhecer melhor a natureza, os animais e as próprias pessoas!

 

 


Também te pode interessar…