Neste dia, 16 de março: Chegada de Fernão Magalhães às Filipinas

Chegada de Fernão Magalhães às Filipinas

fernao magalhaesNo dia 16 de março de 1521, Fernão Magalhães chegou às Filipinas, onde iria morrer em combate no mês seguinte.

Fernão Magalhães foi um navegador português que ainda serviu a armada portuguesa, mas foi em serviço à Espanha que fez a sua maior e importante viagem.

Depois de ter participado numa armada portuguesa que se deslocou à Índia, ficou a conhecer as ilhas das especiarias. Estas ilhas eram assim conhecidas pela abundância deste produto que trazia grandes lucros a quem lá comercializasse.

Um ferimento de guerra deixou-lhe coxo e, diante da negativa do rei Manuel I de Portugal em idenizá-lo, mudou-se para a Espanha em 1516.

Dedicou-se a estudar as mais recentes cartas, investigando uma passagem para o Pacífico pelo Atlântico Sul e a possibilidade de as Molucas, ilha rica em especiarias, estarem na zona espanhola definida pelo Tratado de Tordesilhas.

Em 1517, foi a Sevilha dar a Espanha a possibilidade de atingir as Molucas pelo Ocidente, por mares não reservados aos portugueses no Tratado de Tordesilhas e, além disso, provar que as ilhas das especiarias se situavam no hemisfério castelhano.

Sendo assim, em 1519 iniciou a primeira viagem de circum-navegação do mundo. No dia 16 de março chegou às Filipinas onde morreu em combate devido a uma emboscada organizada pelos nativos daquele arquipélago.

No entanto, a viagem continuou sob o comando de Juan Sebastián Elcano. Com apenas uma única nau remanescente, a Victoria, e 17 homens dos 270 iniciais, a expedição, ou que restou dela, chegou ao porto espanhol de Sevilha em 1522, depois de completar a volta ao globo, passando pelo sul da África, demonstrando, na prática, a esfericidade da Terra.

 

|   Mais curiosidades sobre datas   |