Neste dia, 14 de março: Fundação da TAP Portugal

Fundação da TAP Portugal

tapNo dia 14 de março de 1945 foi fundada uma das companhias portuguesas com maior prestígio: os Transportes Aéreos Portugueses, mais conhecida por TAP Portugal.

Os Transportes Aéreos Portugueses foram fundados a 14 de março de 1945, por ordem de António de Oliveira Salazar, sendo Humberto Delgado o diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil.

Os primeiros aviões foram comprados ainda nesse ano, os DC-3 Dakota. A 19 de setembro de 1946, foi aberta a primeira linha comercial, de Lisboa para Madrid e, a 31 de dezembro, foi aberta a ‘Linha Aérea Imperial’, entre Lisboa, Luanda (Angola) e Lourenço Marques (anterior designação da cidade de Maputo em Moçambique), com doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta), sendo a mais extensa linha a nível mundial operada com os aviões DC-3 Dakota.

Entretanto, os TAP começam a efetuar voos para Paris, na França, e Sevilha, em Espanha, em 1948; para Londres, no Reino Unido, em 1949; e para Casablanca e Tânger, em Marrocos, durante a década de 1950.

Atualmente, a TAP Portugal tem uma rede de 80 destinos em 36 países ao longo da Europa, África, América do Norte e América do Sul.

De acordo com o relatório de segurança aéreo, JACDEC, divulgado em janeiro de 2011, a TAP Portugal é classificada como a mais segura companhia aérea da Europa Ocidental e a quarta mais segura de todo o mundo.

 

|   Mais curiosidades sobre datas   |

 

You may also like...