Neste dia, 12 de março: Embaixada portuguesa em Roma

12 marçoA 12 de Março de 1514, chega a Roma uma faustosa embaixada enviada ao papa Leão X pelo rei D. Manuel I de Portugal. Entre os muitos animais exóticos que acompanhavam a embaixada, ia um elefante carregado com uma arca de ouro.

Com os Descobrimentos, chegavam a Portugal vindos de África e do Oriente, especiarias, ouro, pérolas, madeiras e pedras preciosas. Chegavam também animais exóticos nunca vistos na Europa.

Para homenagear e impressionar o recém eleito Papa Leão X, D. Manuel I enviou uma embaixada com ofertas de jóias,macacos, papagaios, cavalos persas, uma pantera, leopardos, um rinoceronte (que morreu pelo caminho) e até um elefante coberto com um pano de veludo e com um cofre em cima do dorso.

No dia 12 de Março de 1514 chega a Roma a fabulosa embaixada que fez sensação na corte pontificial, tanto pela sumptuosidade dos trajos e riqueza dos presentes, como pelo exotismo do séquito que passava pelas ruas de Roma.

O Papa, em sinal de reconhecimento, dá ordem para que os portugueses tenham entrada livre em todas as festas que se realizem.

 

|   Mais curiosidades sobre datas   |

 

Scroll to Top