Conto | As Mulheres no Parlamento de Aristófanes

 

CONTO

AS MULHERES NO PARLAMENTO DE ARISTÓFANES


Vídeo Youtube

Para ver uma representação!


Pdf

Para ler em formato pdf – clicar aqui!


Comprar o livro na livraria virtual WOOK

Para reler e guardar!

A ASSEMBLEIA DAS MULHERES

de Maria Alberta Menéres.

edição: A Seita, novembro de 2019 ‧ isbn:  9789895457434

 

SINOPSE

A Assembleia das Mulheres é uma das onze peças sobreviventes do prolífico autor de comédia antiga grega Aristófanes (447 a.C. – 385 a.C.), cujas obras tinham um impacto societal semelhante ao dos média de hoje em dia, tornando-o temido pelas principais figuras atenienses.

Zé Nuno Fraga adapta a peça à banda desenhada, num estilo caricato e rico de expressões cómicas e cores intensas, mantendo também o sabor (e o lado divertido) do texto original.

Aristófanes usa a sua profunda sagacidade sobre a natureza humana para explorar as consequências de uma hipotética ditadura das mulheres, introduzindo a ideia de um verdadeiro comunismo, quer material, quer sexual, e permitindo ao autor ridicularizar a política ateniense do seu tempo.

Os efeitos desta revolução são mostrados de forma cómica, através das discussões e querelas entre personagens que se opõem politicamente, enquanto o autor parece nunca tomar partido claro por uma das posições, criando assim uma peça de comentário político mordaz, imparcial e intelectualmente honesto, rara mesmo nos dias de hoje.

 

 


Também te pode interessar…

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!