Livro: Ulisses

 

Ulisses

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam.

Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro.

Grande parte da sua vida, passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses.

 

Sobre o autor

Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, em 25 de agosto de 1930. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Organizou a Antologia da Poesia Moderna Portuguesa (1940/1967), em 1976, e, dois anos mais tarde, a Novíssima Antologia da Moderna Poesia Portuguesa, em parceria com o poeta E. M. de Melo e Castro.
De 1974 a 1986, foi Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas. Foi Assessora do Provedor de Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a crianças e idosos em Portugal. Criadora do conceito e responsável pelo nome do “Pirilampo Mágico”, foi autora, durante seis anos, das letras das canções dessa campanha solidária que dura até hoje.
Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, muitos publicados pelo Grupo Porto Editora, com merecido destaque para Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos. Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, «pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade». Em 2010, foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador.
Faleceu em Lisboa, a 15 de abril de 2019, com 88 anos de idade.

 

Autor: Maria Alberta Menéres
Edição/reimpressão:  08-2019
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72657-5


COMPRAR O LIVRO

 

wook logo 61 16

Preço: 11,90€

Nota: O preço indicado refere-se ao preço de venda na data da publicação deste artigo. Ao clicar em comprar será direcionado ao site da livraria virtual Wook. No ato da compra confirme o preço atual (poderá estar a decorrer alguma campanha como descontos e/ou oferta dos portes de envio). 

 

 


MAIS SUGESTÕES DE LEITURA

 

Livro: “A Psicóloga dos Miúdos: Estratégias para educar sem stress, sem birras e sem dramas (2ª Edição)”

Um guia prático para mães e pais reais. Educar os filhos sem dramas e sem stress.

0 comments

Livro: “Educar pela Positiva: Um Guia para Pais e Educadores”

“Ao longo destas páginas, encontrará uma espécie de buffet, onde lhe apresentarei vários pratos, que não são mais que estratégias práticas para lidar com as suas crianças.”

0 comments

Livro: “ABC dos Ouvidos, Nariz e Garganta”

Guia sobre doenças relacionadas com a visão, ouvidos e garganta nas crianças

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


Também te pode interessar…

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!