Matemática 6º ano | Medida: Volume

 

MEDIDA: VOLUME

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: GEOMETRIA E MEDIDA (GM6)

SUBDOMÍNIO: VOLUME

 

  • Medir volumes de sólidos
  1. Considerar, fixada uma unidade de comprimento e dados três números naturais a, b e c, um cubo unitário decomposto em a × b × c paralelepípedos retângulos com dimensões de medidas [math]\frac{1}{a}[/math], [math]\frac{1}{b}[/math] e [math]\frac{1}{c}[/math] e reconhecer que o volume de cada um é igual a unidades cúbicas.
  2. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento e dados três números racionais positivos , e que o volume de um paralelepípedo retângulo com dimensões de medidas , e é igual a [math]\frac{1}{a}\times\frac{1}{b}\times\frac{1}{c}[/math] unidades cúbicas.
  3. Reconhecer que o volume de um prisma triangular reto é igual a metade do volume de um paralelepípedo retângulo com a mesma altura e de base equivalente a um paralelogramo decomponível em dois triângulos iguais às bases do prisma.
  4. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida do volume de um prisma triangular reto (em unidades cúbicas) é igual ao produto da medida da área da base (em unidades quadradas) pela medida da altura.
  5. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida do volume de um prisma reto (em unidades cúbicas) é igual ao produto da medida da área da base (em unidades quadradas) pela medida da altura, considerando uma decomposição em prismas triangulares.
  6. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida do volume de um cilindro reto (em unidades cúbicas) é igual ao produto da medida da área da base (em unidades quadradas) pela medida da altura, aproximando-o por prismas regulares.
  • Resolver problemas
  1. Resolver problemas envolvendo o cálculo de volumes de sólidos.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...