Vídeo: As Fantasias de Carnaval


A origem do Carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do Deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração tornou-se popular em Roma durante os primeiros séculos da era Cristã.

O nome Carnaval vem de “Carne Vale”,  o seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois da celebração ser legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo o que durante a quaresma era proibido.

Na Roma Antiga, o Carnaval era celebrado por todos, incluindo os escravos que eram libertados neste período. Ofereciam-se presentes, as lojas fechavam, e até se escolhia um rei falso que ía em cortejo pelas ruas. As pessoas andavam mais à vontade, com menos princípios morais.

No Renascimento (entre os séculos XIII e XVII), passaram a existir bailes de máscaras, onde as pessoas iam fantasiadas. Mais tarde, no século XVI , o Brasil também passou a celebrar o Carnaval, pelas mãos dos portugueses. Nessa altura, tinha o nome de Entrudo, que significava os três dias antes do início da Quaresma.

Contudo, o entrudo passou a ser censurado pela polícia em 1854. A partir daí, esta festa passou a ser mais parecida com o atual Carnaval, juntando um pouco das várias tradições.

Hoje em dia, o Carnaval é uma festa celebrada um pouco por todo o mundo. Destaca-se o Carnaval brasileiro com as suas escolas de samba a desfilar e a homenagear a tradição brasileira e até de outras culturas.

Em Portugal há várias terras que celebram esta época. O Carnaval mais conhecido e tradicional é o Carnaval de Torres Vedras.


MAIS VÍDEOS – DIAS ESPECIAIS

 

Vídeo: Dia Mundial da Criança

1 de junho – Dia Mundial da Criança. Sejam Felizes! Feliz dia para todos!

0 comments

Vídeo: Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos!

0 comments

Vídeo: Dia Mundial da Dança

Para fazer este vídeo juntaram-se os 19 Coreógrafos e Bailarinos: António Neves, Ana Beatriz Degues, Carla Morais, Carla Rocha, Cris Aysel, Diana Oliveira, Fernando Lopes, Florinda Loureiro, Joana Coelho, Liliana Gameiro, Leonor Raimundo, Lucília...

0 comments

CATEGORIAS

BOM PORTUGUÊS

COMO FAZER

DIAS ESPECIAIS

ESPETÁCULOS/CULTURA

EXPERIÊNCIAS

PARA REFLETIR

SÉRIES INFANTIS


ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…