Notas dos exames poderão subir este ano – o que muda este ano
Arranca hoje a 1.ª fase dos exames nacionais como nunca vimos antes.
NOVA ESTRUTURA DE EXAME
Há menos exames (os alunos só têm que ir fazer provas às disciplinas que servem para ingresso no ensino superior) e mais tempo para estudar. Os exames têm ainda uma nova estrutura que poderá contribuir para a subida das notas este ano.
Os alunos têm um conjunto de perguntas “cuja resposta é obrigatoriamente contabilizada para a classificação final” e outras em que em que só contam respostas com melhor pontuação.
O número de questões que contam obrigatoriamente para a nota oscilam entre um (Desenho A) a dez (Biologia e Geologia). O Iave diz que a classificação final será “calculada automaticamente pelo sistema informático, a partir de uma grelha, o qual selecionará, por um lado, as respostas aos itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e, por outro lado, de entre as demais respostas, todas com a mesma cotação, as que obtiverem melhor pontuação”.
No entanto, na maioria dos exames, só responder à questões de “resposta obrigatória” não chega para atingir os 10 valores necessários para a nota positiva. Só na prova de Desenho A é que a resposta a essas questões é suficiente para a nota positiva.
Os alunos não se devem esquecer que para maior probabilidade de alcançarem uma nota mais alta devem responder a todas as questões, apesar de nem todas contarem para nota.
REGRAS DE SEGURANÇA
As salas onde vão decorrer os exames terão a lotação máxima de 16 estudantes. Todos terão de usar máscara.

Governo avança com calendário para os dois próximos anos letivos: aulas começam na terceira semana de Setembro
Projeto de despacho está em fase de consulta e ainda pode sofrer alterações. Exames do secundário já tem data prevista tanto para 2023 como para 2024

Duas jovens detidas em Lisboa por se fazerem passar por outras durante exame de Geografia
Às duas jovens foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência, enquanto decorre a investigação