Notas dos exames poderão subir este ano – o que muda este ano
Arranca hoje a 1.ª fase dos exames nacionais como nunca vimos antes.
NOVA ESTRUTURA DE EXAME
Há menos exames (os alunos só têm que ir fazer provas às disciplinas que servem para ingresso no ensino superior) e mais tempo para estudar. Os exames têm ainda uma nova estrutura que poderá contribuir para a subida das notas este ano.
Os alunos têm um conjunto de perguntas “cuja resposta é obrigatoriamente contabilizada para a classificação final” e outras em que em que só contam respostas com melhor pontuação.
O número de questões que contam obrigatoriamente para a nota oscilam entre um (Desenho A) a dez (Biologia e Geologia). O Iave diz que a classificação final será “calculada automaticamente pelo sistema informático, a partir de uma grelha, o qual selecionará, por um lado, as respostas aos itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e, por outro lado, de entre as demais respostas, todas com a mesma cotação, as que obtiverem melhor pontuação”.
No entanto, na maioria dos exames, só responder à questões de “resposta obrigatória” não chega para atingir os 10 valores necessários para a nota positiva. Só na prova de Desenho A é que a resposta a essas questões é suficiente para a nota positiva.
Os alunos não se devem esquecer que para maior probabilidade de alcançarem uma nota mais alta devem responder a todas as questões, apesar de nem todas contarem para nota.
REGRAS DE SEGURANÇA
As salas onde vão decorrer os exames terão a lotação máxima de 16 estudantes. Todos terão de usar máscara.

Exame Nacional de Português 2026
exames nacionais 2026 1a fase Exame Nacional de Português Versão 1 Versão 2 Critérios de Classificação

Exames Nacionais 2026 do secundário – Enunciados e critérios de classificação
Português 1ª fase versão 1versão 2prova adaptada enunciadoenunciadoenunciado critérioscritérioscritérios Português Língua Segunda 1ª fase prova enunciado critérios Português Língua Não Materna 1ª fase prova enunciado critérios Economia A 1ª fase versão 1versão 2prova adaptada...

Preparação para provas e exames nacionais
resumos e exercícios de preparação para provas e exames nacionais preparação para provas moda 4º ano preparação para provas moda 6º ano preparação para provas finais 9º ano




