Desafio 30: Quantos passes de bola fez a equipa de branco?



Quantos passes de bola fez a equipa de branco?

 

A resposta correta é 13. Mas o verdadeiro teste neste vídeo não é contar o número de passes… Reparaste no urso que apareceu no meio da confusão a dançar? Então vê novamente o vídeo:

 

 

Este teste é uma demonstração de como o nosso grau de atenção é tão baixo e medíocre que pode ser manipulado de forma que nem sequer temos a capacidade de ver um urso ainda que passe por diante do nosso próprio nariz!

 


Experiência dos psicólogos Christopher Chabris e Daniel Simons:

Este teste tem como base um estudo, realizado em 1999, onde se gravou um vídeo com seis pessoas – três usam camisolas brancas e as outras três, pretas – que brincam com bolas de basquete.

Vídeo original:

 

Os resultados da pesquisa, proposta pelos psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, revela que as pessoas, em geral, prestam tanta atenção em um evento que se tornam “cegas” para outras. Metade dos voluntários que assistiu ao vídeo não viu o gorila pois estavam tão concentrados em contar os passes de bola que não viram uma pessoa disfarçada de gorila atravessando pelo centro do círculo dos jogadores.

Quando mais nos concentramos em algo que esperamos ver, menos provável que vejamos o inesperado. Existe uma quantidade ilimitada de informação no mundo, mas nossa capacidade para atender à informação é bastante limitada. Estamos limitados ao número de coisas às quais podemos prestar atenção e esta atenção é a porta de acesso à consciência, de forma que só podemos ser conscientes de um subconjunto bem limitado do que há aí fora.

 


DESAFIOS

Conseguiste resolver este desafio? Tenta resolver os desafios já lançados. Novos desafios são lançados semanalmente!


ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!