Como gerir o tempo de isolamento com as crianças!


Temos todo o tempo do mundo agora que estamos em casa!

Outrora estávamos constantemente a queixar-nos de falta de tempo para isto, para aquilo e para o outro! Pois bem, parece que esse tempo nos foi imposto agora. Contudo, chegou sem pré-aviso, não veio com instruções nem com a indicação do seu término. É muito provável que continue a sentir falta de tempo e uma dose extra de cansaço.

Neste momento, trabalhamos em casa, cuidamos dela e da família, vinte e quatro horas por dia. Se por um lado parece que temos todo o tempo do mundo, a verdade, é que muitas das tarefas a que nos propomos a realizar ficam por fazer. Pois bem, é uma questão de organização!

É bom manter as rotinas do levantar e deitar, mesmo que não se saia de casa, mas é necessária toda uma ordem nos acontecimentos do dia a dia e nas atividades dos mais novos.

 

Bullet Journal

Com isto, nunca um bullet journal fez tanto sentido. Trata-se de uma agenda que cada um constrói, adaptando as suas páginas às suas necessidades.

Neste momento, é uma forma de ajustar o que temos para fazer de maneira prática, simples, de forma a puxar pela criatividade e a desanuviar um pouco. Quem tem crianças em casa pode pedir ajuda com os desenhos, ou incentivar a que façam um também.

 

 

O essencial é arranjar um caderno onde coloque apenas o que necessita para se organizar nesta nova realidade dos nossos dias. Existem imensas sugestões, na internet, para se inspirar, mas o mais importante é fazê-lo de acordo com o que lhe faz realmente mais falta. Comece por criar uma lista das suas tarefas diárias de maneira a manter a rotina e estabelecer horas ou partes do dia para cada coisa, para que não se distraia e veja o dia passado sem ter terminado tudo.

 

 

A nossa rotina

Por exemplo, aqui em casa, acordamos cedo, deitamos cedo e mantemos os horários das refeições. Na parte da manhã, a minha dedicação está relacionada com as tarefas domésticas, incluindo encaminhar logo o almoço e o jantar. Na parte da tarde, divido-me entre o trabalho e a minha filha. É quando fazemos mais atividades juntas! Depois de jantar, o tempo é de lazer. Aproveitamos para fazer jogos em família, ler e falar do que fizémos durante o dia.

Existem inúmeras sugestões de atividades para fazer com as crianças. Não se esqueça que esta situação excecional também não está a ser nada fácil para elas. As saudades dos amiguinhos da escola e de sair de casa começam a aumentar a cada dia que passa. Por isso, é bastante importante ocupá-las, preferencialmente com atividades que lhes façam desenvolver competências necessárias ao seu crescimento.

Em seguida, apresento alguns exemplos do que temos feito (espero que vos ajude):

  • Leitura de livros,
  • Visualização de filmes,
  • Ilustração de páginas dos livros ou de personagens dos filmes,
  • Fichas de exercícios,
  • Tarefas domésticas simples (limpar o pó, pôr a mesa, receitas…),
  • Construções com legos,
  • Experiências,
  • Um diário,
  • Jogos de cartas,
  • Exercícios físicos (yoga, danças…),
  • Atividades com materiais reciclados,
  • Brincadeiras com plasticinas,
  • Puzzles,
  • Bolas de sabão.

 

Sejam originais e apelem à criatividade dos mais novos, para que estes dias passem de forma agradável, mas sem descurar a importância do desenvolvimento de competências.

 

Criar rotinas para este momento e para o futuro

É bem possível, que depois de tudo isto, algumas rotinas criadas agora sejam bastante importantes para um futuro próximo. Que hábitos, como atividades em família, sejam tão recorrentes quando este pesadelo terminar, como agora o são. Vamos tirar partido pelo facto de estarmos mais tempo em casa para nos tornamos mais conscientes sobre o que é mais importante na vida.

 

Filipa Cordeiro C.

 


MAIS ARTIGOS

 

Faz a diferença! Elogia!

É simples marcar a diferença e provocar um sorriso, mesmo que envergonhado!

0 comments

Como gerir o tempo de isolamento com as crianças!

Sugestões de organização dos dias de isolamento e de atividades com crianças.

0 comments

Explosão de Sentimentos

Há sentimentos que nos fazem estremecer!

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…