Matemática 6º ano | Sólidos geométricos e propriedades

 

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E PROPRIEDADES

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: GEOMETRIA E MEDIDA (GM6)

SUBDOMÍNIO: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E PROPRIEDADES

 

  • Identificar sólidos geométricos
  1. Identificar «prisma» como um poliedro com duas faces geometricamente iguais («bases do prisma») situadas respetivamente em dois planos paralelos de modo que as restantes sejam paralelogramos, designar os prismas que não são retos por «prismas oblíquos», os prismas retos de bases regulares por «prismas regulares», e utilizar corretamente a expressão «faces laterais do prisma».
  2. Identificar «pirâmide» como um poliedro determinado por um polígono («base da pirâmide») que constitui uma das suas faces e um ponto («vértice da pirâmide»), exterior ao plano que contém a base de tal modo que as restantes faces são os triângulos determinados pelo vértice da pirâmide e pelos lados da base e utilizar corretamente a expressão «faces laterais da pirâmide».
  3. Designar por «pirâmide regular» uma pirâmide cuja base é um polígono regular e as arestas laterais são iguais.
  4. Identificar, dados dois círculos com o mesmo raio, C1 (de centro O1) e C2 (de centro O2), situados respetivamente em planos paralelos, o «cilindro» de «bases» Ce C2 como o sólido delimitado pelas bases e pela superfície formada pelos segmentos de reta que unem as circunferências dos dois círculos e são paralelos ao segmento de reta [O1O2] designado por «eixo do cilindro» e utilizar corretamente as expressões «geratrizes do cilindro» e «superfície lateral do cilindro».
  5. Designar por cilindro reto um cilindro cujo eixo é perpendicular aos raios de qualquer das bases.
  6. Identificar, dado um círculo C e um ponto P exterior ao plano que o contém, o «cone» de «base» C e «vértice» P como o sólido delimitado por C e pela superfície formada pelos segmentos de reta que unem P aos pontos da circunferência do círculo C e utilizar corretamente as expressões «geratrizes do cone», «eixo do cone» e «superfície lateral do cone».
  7. Designar por cone reto um cone cujo eixo é perpendicular aos raios da base.
  • Reconhecer propriedades dos sólidos geométricos
  1. Reconhecer que o número de arestas de um prisma é o triplo do número de arestas da base e que o número de arestas de uma pirâmide é o dobro do número de arestas da base.
  2. Reconhecer que o número de vértices de um prisma é o dobro do número de vértices da base e que o número de vértices de uma pirâmide é igual ao número de vértices da base adicionado de uma unidade.
  3. Designar um poliedro por «convexo» quando qualquer segmento de reta que une dois pontos do poliedro está nele contido.
  4. Reconhecer que a relação de Euler vale em qualquer prisma e qualquer pirâmide e verificar a sua validade em outros poliedros convexos.
  5. Identificar sólidos através de representações em perspetiva num plano.
  • Resolver problemas
  1. Resolver problemas envolvendo sólidos geométricos e as respetivas planificações.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...