Matemática 6º ano | Representação e tratamento de dados

 

REPRESENTAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS (OTD6)

SUBDOMÍNIO: REPRESENTAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

 

  • Organizar e representar dados
  1. Identificar «população estatística» ou simplesmente «população» como um conjunto de elementos, designados por «unidades estatísticas», sobre os quais podem ser feitas observações e recolhidos dados relativos a uma característica comum.
  2. Identificar «variável estatística» como uma característica que admite diferentes valores (um número ou uma modalidade), um por cada unidade estatística.
  3. Designar uma variável estatística por «quantitativa» ou «numérica» quando está associada a uma característica suscetível de ser medida ou contada e por «qualitativa» no caso contrário.
  4. Designar por «amostra» o subconjunto de uma população formado pelos elementos relativamente aos quais são recolhidos dados, designados por «unidades estatísticas», e por «dimensão da amostra» o número de unidades estatísticas pertencentes à amostra.
  5. Representar um conjunto de dados num «gráfico circular» dividindo um círculo em setores circulares sucessivamente adjacentes, associados respetivamente às diferentes categorias/classes de dados, de modo que as amplitudes dos setores sejam diretamente proporcionais às frequências relativas das categorias/classes correspondentes.
  6. Representar um mesmo conjunto de dados utilizando várias representações gráficas, selecionando a mais elucidativa de acordo com a informação que se pretende transmitir.
  • Resolver problemas
  1. Resolver problemas envolvendo a análise de dados representados de diferentes formas.
  2. Resolver problemas envolvendo a análise de um conjunto de dados a partir da respetiva média, moda e amplitude.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...