Matemática 6º ano | Potências de expoente natural

 

POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: ÁLGEBRA (ALG6)

SUBDOMÍNIO: POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL

 

  • Efetuar operações com potências
  1. Identificar an (sendo n número natural maior do que 1 e a número racional não negativo) como o produto de n fatores iguais a e utilizar corretamente os termos «potência», «base» e «expoente».
  2. Identificar a1 (sendo a número racional não negativo) como o próprio número .
  3. Reconhecer que o produto de duas potências com a mesma base é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é igual à soma dos expoentes dos fatores.
  4. Representar uma potência de base a e expoente n elevada a um expoente m por (an)m e reconhecer que é igual a uma potência de base a e expoente igual ao produto dos expoentes e utilizar corretamente a expressão «potência de potência».
  5. Representar um número racional a elevado a uma potência n(sendo n e m números naturais) por e reconhecer que, em geral,   .
  6. Reconhecer que o produto de duas potências com o mesmo expoente é igual a uma potência com o mesmo expoente e cuja base é igual ao produto das bases.
  7. Reconhecer que o quociente de duas potências com a mesma base não nula e expoentes diferentes (sendo o expoente do dividendo superior ao do divisor) é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é a diferença dos expoentes.
  8. Reconhecer que o quociente de duas potências com o mesmo expoente (sendo a base do divisor não nula) é igual a uma potência com o mesmo expoente e cuja base é igual ao quociente das bases.
  9. Conhecer a prioridade da potenciação relativamente às restantes operações aritméticas e simplificar e calcular o valor de expressões numéricas envolvendo as quatro operações aritméticas e potências bem como a utilização de parênteses.
  • Resolver problemas
  1. Traduzir em linguagem simbólica enunciados expressos em linguagem natural e vice-versa.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...