Matemática 6º ano | Números racionais positivos e negativos

 

NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E NEGATIVOS

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO6)

SUBDOMÍNIO: NÚMEROS RACIONAIS

 

NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E NEGATIVOS

  • Representar e comparar números positivos e negativos
  1. Reconhecer, dado um número racional positivo a, que existem na reta numérica exatamente dois pontos cuja distância à origem é igual a a unidades: um pertencente à semirreta dos racionais positivos (o ponto que representa ) e o outro à semirreta oposta, e associar ao segundo o número designado por «número racional negativo –a».
  2. Identificar, dado um número racional positivo a, os números a e –a como «simétricos» um do outro e 0 como simétrico de si próprio.
  3. Identificar, dado um número racional positivo a, «+a» como o próprio número a e utilizar corretamente os termos «sinal de um número», «sinal positivo» e «sinal negativo».
  4. Identificar grandezas utilizadas no dia a dia cuja medida se exprime em números positivos e negativos, conhecendo o significado do zero em cada um dos contextos.
  5. Identificar a «semirreta de sentido positivo» associada a um dado ponto da reta numérica como a semirreta de origem nesse ponto com o mesmo sentido da semirreta dos números positivos.
  6. Identificar um número racional como maior do que outro se o ponto a ele associado pertencer à semirreta de sentido positivo associada ao segundo.
  7. Reconhecer que 0 é maior do que qualquer número negativo e menor do que qualquer número positivo.
  8. Identificar o «valor absoluto» (ou «módulo») de um número a como a medida da distância à origem do ponto que o representa na reta numérica e utilizar corretamente a expressão «|a|».
  9. Reconhecer, dados dois números positivos, que é maior o de maior valor absoluto e, dados dois números negativos, que é maior o de menor valor absoluto.
  10. Reconhecer que dois números racionais não nulos são simétricos quando tiverem o mesmo valor absoluto e sinais contrários.
  11. Identificar o conjunto dos «números inteiros relativos» (ou simplesmente «números inteiros») como o conjunto formado pelo 0, os números naturais e os respetivos simétricos, representá-lo por [math]\mathbb{Z}[/math] e o conjunto dos números naturais por [math]\mathbb{N}[/math].
  12. Identificar o conjunto dos «números racionais» como o conjunto formado pelo 0, os números racionais positivos e os respetivos simétricos e representá-lo por ℚ.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...