Matemática 6º ano | Números racionais: adição e subtração

 

NÚMEROS RACIONAIS:

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 6º ano:

 

DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO6)

SUBDOMÍNIO: NÚMEROS RACIONAIS

 

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  • Adicionar números racionais
  1. Identificar um segmento orientado como um segmento de reta no qual se escolhe uma origem de entre os dois extremos e representar por [A,B] o segmento orientado [AB] de origem A, designando o ponto B por extremidade deste segmento orientado.
  2. Referir, dados dois números racionais a e b representados respetivamente pelos pontos A e B da reta numérica, o segmento orientado [A,B] como «orientado positivamente» quando a é menor do que b e como «orientado negativamente» quando a é maior do que b.
  3. Identificar, dados dois números racionais a e b representados respetivamente pelos pontos A e B da reta numérica, a soma a + b como a abcissa da outra extremidade do segmento orientado de origem A e de comprimento e orientação de [0,B] ou pelo ponto A se b for nulo, reconhecendo que assim se estende a todos os números racionais a definição de adição de números racionais não negativos.
  4. Reconhecer, dados números racionais com o mesmo sinal, que a respetiva soma é igual ao número racional com o mesmo sinal e de valor absoluto igual à soma dos valores absolutos das parcelas.
  5. Reconhecer, dados dois números racionais de sinal contrário não simétricos, que a respetiva soma é igual ao número racional de sinal igual ao da parcela com maior valor absoluto e de valor absoluto igual à diferença entre o maior e o menor dos valores absolutos das parcelas.
  6. Reconhecer que a soma de qualquer número com 0 é o próprio número e que a soma de dois números simétricos é nula.

 

  • Subtrair números racionais
  1. Estender dos racionais não negativos a todos os racionais a identificação da diferença a – b entre dois números a e b como o número cuja soma com b é igual a a.
  2. Reconhecer, dados dois números racionais a e b, que a – b é igual à soma de a com o simétrico de b e designar, de forma genérica, a soma e a diferença de dois números racionais por «soma algébrica».
  3. Reconhecer, dado um número racional q, que 0 – q é igual ao simétrico de q e representá-lo por «-q».
  4. Reconhecer, dado um número racional q, que -(-q) = q
  5. Reconhecer que o módulo de um número racional q é igual q a se q for positivo e a –q se q for negativo.
  6. Reconhecer que a medida da distância entre dois pontos de abcissas a e b é igual a |b – a| e a |a – b|.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Matemática   |

 

You may also like...