Matemática 5º ano | Gráficos cartesianos

 

GRÁFICOS CARTESIANOS

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 5º ano:

 

DOMÍNIO: ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS (OTD5)

SUBDOMÍNIO: GRÁFICOS CARTESIANOS

 

  • Construir gráficos cartesianos
  1. Identificar um «referencial cartesiano» como um par de retas numéricas não coincidentes que se intersetam nas respetivas origens, das quais uma é fixada como «eixo das abcissas» e a outra como «eixo das ordenadas» (os «eixos coordenados»), designar o referencial cartesiano como «ortogonal» quando os eixos são perpendiculares e por «monométrico» quando a unidade de comprimento é a mesma para ambos os eixos.
  2. Identificar, dado um plano munido de um referencial cartesiano, a «abcissa» (respetivamente «ordenada») de um ponto P do plano como o número representado pela interseção com o eixo das abcissas (respetivamente ordenadas) da reta paralela ao eixo das ordenadas (respetivamente abcissas) que passa por e designar a abcissa e a ordenada por «coordenadas» de P.
  3. Construir, num plano munido de um referencial cartesiano ortogonal, o «gráfico cartesiano» referente a dois conjuntos de números tais que a todo o elemento do primeiro está associado um único elemento do segundo, representando nesse plano os pontos cujas abcissas são iguais aos valores do primeiro conjunto e as ordenadas respetivamente iguais aos valores associados às abcissas no segundo conjunto.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 5º ano – Matemática   |

 

You may also like...