Vídeo: O Jogo de Geri

 


Esta é  uma boa história que comove de formas bem diferentes quem a vê. Também é verdade que é mérito do contador nos mostrar que a situação vivida pelo personagem, ou pelos personagens, são tão verídicas e profundas, que expandem a nossa visão do mundo, de maneira a que todos possamos ver alguma verdade sobre a vida, independente do momento que estejamos a viver.

Neste vídeo “O Jogo de Geri” (“Geri’s Game”), em que a Pixar nos revela a história de um velhinho que joga xadrez consigo mesmo, podemos verificar que “É como se ele fosse duas pessoas” comenta uma de suas entusiastas. “A melhor companhia é a dele mesmo”, “Somos o nosso maior adversário”, “Se estiver perdendo, você pode virar o jogo”, “Nunca desista do que você quer fazer, mesmo que tenha que fazer sozinho”. “A felicidade não tem idade”. São tantos os pontos de vista sobre uma mesma história, completamente possíveis e generosamente abertos pelo diretor Jan Pinkava, tornando uma tarefa árdua e desnecessária o tentar limitar a apenas uma explicação o que esta história quer nos dizer.

Pinkava diz que se inspirou no seu avô, o pai da sua mãe, para dar vida a este personagem, o velhinho Geri. “O meu avô costumava jogar solitaire chess (xadrez solitário) contra ele mesmo. Como criança, eu não entendia como aquilo podia funcionar! É um pouco surreal! Uma vez que você sabe qual será a jogada seguinte. Eu amo a ideia do meu personagem ser esta pessoa com um rica vida interior, uma grande imaginação, que vai encarar toda a partida como uma guerra.”

Esta animação que ganhou um Oscar, tem aproximadamente 5 minutos de duração e começa por nos mostrar toda a preparação da mesa, das peças de xadrez, com bastante empolgação e espírito de aventura, num espaço que percebemos ser uma praça em pleno outono.

A trilha sonora é alegre, leve e pontuada pelas gargalhadas do velhinho que usa as peças pretas, e os tiques da idade do velhinho que usa as brancas. A animação é toda colorida e bela, em tons de outono, que nos deixa no clima necessário para percorrer toda a história do velhinho com um sorriso simples no rosto, atingidos pelo amor e otimismo de quem vence as suas batalhas diárias e torna-se herói de si mesmo.


MAIS VÍDEOS – PARA REFLETIR

 

Vídeo: Curta-metragem vencedora do prémio Ian

Inspirada numa história verdadeira. Apela às emoções. Uma paixão pelo coração para que todos participemos da construção de um mundo mais inclusivo.

0 comments

Vídeo: Um Pequeno Passo

O que é preciso para realizar seus sonhos? Ver este vídeo??? Então veja e inspire-se!

0 comments

Vídeo: The Cliff House

Porque nunca é tarde… “Too see the rainbow you must bear the rain.#

0 comments

CATEGORIAS

BOM PORTUGUÊS

COMO FAZER

DIAS ESPECIAIS

ESPETÁCULOS/CULTURA

EXPERIÊNCIAS

PARA REFLETIR

SÉRIES INFANTIS


ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


Também te pode interessar…