Que silêncio e vazio arrepiantes!


Vivem-se dias nunca imaginados, e hoje, 13 de maio, um dia assinalado pela aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, dia em que milhares de peregrinos se costumam deslocar ao Santuário de Fátima, vive-se algo nunca visto. As cerimónias realizam-se à porta fechada.

O Santuário está vazio!

Não existem multidões chegadas das mais diversas formas, a GNR está desde sábado a impedir o acesso de peregrinos ao local.

O recinto do Santuário foi encerrado. Os portões e gradeamentos foram fechados. Foram instaladas barreiras físicas para que, durante as celebrações, ninguém entre no recinto.

Existe um silêncio com um pesar enorme. Não se trata de um silêncio de oração ou de devoção. Não é o silêncio normal sentido neste local de culto e fé.

O Santuário está vazio!

Vemos imagens que chegam até nós pelos meios de comunicação, imagens essas que arrepiam. Existe um vazio e um silêncio que nos dão que pensar!

Ontem à noite realizou-se a procissão das velas, um trajeto que costuma ser iluminado por milhares de pessoas com as suas velas acesas que acompanham o cortejo de Nossa Senhora de Fátima. Mas ontem, esse trajeto foi mais curto, realizado apenas com pessoas diretamente ligadas à celebração, munidas com todo o equipamento de proteção, que agora faz parte do nosso quotidiano.

Podemos ver como a diferença entre as duas imagens é notória e sentir este enorme vazio que nos afasta e nos aproxima.

Este ano de 2020, marca a diferença em todos os setores, e por isso a fé de todos os crentes mantém-se acesa mais do que nunca.

Mais uma prova de que estamos unidos e de que fazemos a diferença!

VAMOS FICAR TODOS BEM!

 

Filipa Cordeiro C.

 


MAIS ARTIGOS

 

Parabéns pela conquista e pelas aprendizagens!

O que podemos aprender com a conquista europeia da seleção portuguesa

0 comments

Seremos mesmo livres? Até onde vai a nossa liberdade?

Vivemos em estado de emergência há mais de um mês. Seremos mesmo livres?

0 comments

O ser professor/educador…

Artigo sobre educação – Susana Lionço

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!