Prova Final de Matemática 2023 – 9º ano – Enunciado, critérios e proposta de resolução

 

PROVAS E EXAMES   »   PROVAS E EXAMES 2023   »   ENUNCIADOS E CRITÉRIOS   »   PROVAS FINAIS DO 9º ANO  »   MATEMÁTICA


 

Foi realizada hoje a Prova Final de Matemática do 9º ano, dia 16 de junho.

 

Teve uma estrutura diferente em relação aos anos anteriores, com itens 12 obrigatórios e outros 6 que apenas contribuem para a classificação final os 4 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação. Deixou também de haver 2 cadernos e a calculadora passou a poder ser utilizada em toda a prova.

Em relação aos exercícios, eram bastante semelhantes aos de exames anteriores juntamente com outros algo mais complexos. Penso que o grau de dificuldade estava de acordo com o que é expectável que um aluno de 9º ano saiba resolver no final do 3º ciclo, mas em comparação com as provas de anos anteriores aumentou a exigência de raciocínio e conhecimento matemático.

Apesar do aumento de complexidade de alguns exercícios (como chegar a uma equação de 2º grau num exercício de sequências e determinar a altura de um triângulo através da razão entre as áreas de triângulos semelhantes), a maior crítica poderá ter a ver com o tempo necessário à realização dos 18 itens da prova, com a agravante que alguns alunos tiveram já de fazer esta prova por via digital. O processo de digitar fórmulas é algo demoroso e foi pouco ou nada preparado pelas escolas.

Esperemos que esta transição para o digital traga o investimento necessário para criarem as melhores condições que resolvam os problemas que ocorreram este ano com esta prova e provas de aferição e que os alunos sejam mais bem preparados para esta nova realidade.

 

Documentos:

›   enunciado

›   critérios de classificação

›   proposta de resolução

 

Proposta de resolução em vídeo:

 


PROVAS E EXAMES
PROVAS E EXAMES 2023
   |   ENUNCIADOS E CRITÉRIOS

PROVAS DE AFERIÇÃO
PROVAS FINAIS
EXAMES NACIONAIS