Onde ir: Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém

 

O Centro Cultural de Belém é gerido por uma Fundação que tem por objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema.

O CCB oferece-se também como um centro para a realização de conferências e reuniões profissionais. A Fundação tem por fim especial assegurar a conservação, administração e desenvolvimento do património do Centro Cultural de Belém.

 

No Fundo Portugal é Mar

Instalação vídeo de Graça Castanheira, criada com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Os vídeos utilizados na instalação foram captados por mergulhadores e pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade.
Muito embora seja popular a expressão «ponta do icebergue» para indiretamente referir a parte que não é visível, o certo é que sabemos pouco sobre as realidades submergidas do território. O que esta instalação se propõe fazer é imergir, viver abaixo da linha de água durante o tempo em que é percorrida por quem a visita.
Um movimento exploratório por território marítimo português.

 

Plasticus maritimus | Mostra de Ana Pêgo inserida na exposição

Dentro da exposição, em duas vitrinas, é apresentada uma minúscula amostra do trabalho de Ana Pêgo, bióloga marinha, de recolha de objetos de plástico (em especial brinquedos) nas praias portuguesas ao longo de anos. Ana Pêgo realizou um exaustivo trabalho de identificação e catalogação da origem destes exemplares da espécie Plasticus maritimus desde 2015.


HORÁRIO

25 de setembro a 5 de dezembro 2020
Terça a domingo | 10:00 às 13:00 / 14:30 às 17:30 (visitas guiadas para escolas por marcação para fabricadasartes@ccb.pt ou 213 612 899)


TARIFÁRIO

Espaço Fábrica das Artes:

  • Dias úteis – 1.50€
  • Fim de semana – 3€

LOCALIZAÇÃO

Praça do Império
1449-003 Lisboa
Portugal


Normas de Segurança durante a visita | COVID 19

  • Continuamos abertos, começamos mais cedo:
    Face às atuais medidas de combate à pandemia de COVID-19, manteremos a nossa oferta cultural, seguindo todas as regras de segurança.
    Nesse sentido, antecipámos o horário dos nossos espetáculos de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento.
  • Confiança e Segurança:
    Confiança e Segurança marcam toda a atividade do CCB, seja na nossa relação com a comunidade artística, os clientes e o público em geral. Iremos manter a oferta cultural e o funcionamento dos serviços e, porque queremos fazê-lo em segurança e com a confiança de todos, estabelecemos o seguinte conjunto de normas específicas, de acordo com as orientações governamentais e das autoridades de saúde.Regras de ocupação, permanência e distanciamento social:
    No CCB encontrará sinalética visível nos diferentes percursos e espaços, bem como informação sobre as regras de acesso, circulação e permanência, mantendo o distanciamento social de 2 metros, bem como de lotação máxima dos espaços.
    Devido às medidas de prevenção de Covid-19, o CCB reserva-se ao direito de impedir a entrada nas suas salas de espetáculos (sem direito a reembolso do valor do bilhete) a espectadores com uma temperatura corporal superior a 37,8º C.
  • Espaços de atendimento ao público:
    Todos os postos de atendimento ao público estão equipados com barreiras acrílicas de proteção e delimitação no chão da distância obrigatória. Todos os espaços estão equipados com dispensadores de gel alcoólico para utilização por parte do público visitante, antes do início das atividades, compra de bilhetes, visita a exposições, entre outros. Reforçámos o nosso plano de higiene no edifício e instalações, em especial a desinfeção de superfícies e objetos comuns (instalações sanitárias, balcões, corrimãos, maçanetas, interruptores), bem como de ventilação dos espaços de maior circulação de público e para sua segurança.
  • Utilização de equipamentos de proteção individual (EPI):
    Todos os colaboradores do CCB usam máscara de proteção ou outros equipamentos de proteção individual. O uso de máscara é obrigatório para todos os utilizadores, designadamente, fornecedores, artistas, clientes e público em geral.
  • Oferta cultural e de serviços – novos horários e acessos (entradas e saídas):
    Bilheteira
    De segunda a sexta, das 11h às 20h (ou até 30 minutos após o início do último espetáculo)
    Sábado e domingo, das 10h às 13h
    Entrada pela porta do lado direito (lado do Grande Auditório)
    Saída pela porta do lado esquerdo (lado do Pequeno Auditório)
    Lotação máxima no interior 6 pessoas (incluindo colaboradores)
    Em caso de fila no exterior, é obrigatório observar a regra de distanciamento de 2 metros.Garagem Sul – Exposições de Arquitetura
    De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 13h. Encerra à segunda feira.Entrada Jardim das Oliveiras
    Saída Pela Av. da Índia (em caso de maior afluência)
    Lotação máxima 50 pessoasCaminho Pedonal e Praça CCB
    É obrigatório observar a regra de distanciamento de 2 metros, entre pessoas e grupos. Não são permitidos ajuntamentos superiores a 5 pessoas.

    Jardim das Oliveiras
    De segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 13h. Não são permitidos ajuntamentos superiores a 5 pessoas, nem uma permanência superior a 80 pessoas.
    Contamos com a sua compreensão e colaboração.
    Estamos prontos para o receber.


Visita virtual

No fundo Portugal é Mar está agora também disponível em versão virtual. Visite a instalação a partir do conforto da sua casa. – clique aqui.


Programa da exposição

Para ver o programa – clique aqui.



MAIS SUGESTÕES ONDE IR EM FAMÍLIA

 

Onde ir: Aldeia – Museu José Franco

Verão – 09h30 às 19h00
Inverno – 09h30 às 18h00

0 comments

Onde ir: Museu da Luz

Terça-feira a Domingo:
– setembro a junho: 9.30h-13.00h | 14.30h-17.30h
– julho e agosto: 10.00h-13.00h | 14.30h-18.30h

0 comments

Onde ir: Museu do Brincar

Terça a Sexta – 14h00 às 18h00
Sábado e Domingo [por marcação] – 10h00 às 12h00
Segunda feira e feriados nacionais – Encerrado

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…