O que é a Felicidade?


 

O que é a Felicidade?

Este é o enigma que desde sempre inquieta a humanidade. E por isso, apesar de já ter escrito este texto em maio de 2010, hoje decidi pegar nele para vos partilhar.

Se formos ao dicionário procurar o que é a felicidade, encontramos que é uma qualidade ou um estado de estar feliz, que se trata de ter êxito, de viver acontecimentos positivos ou favoráveis, mas no entanto, todos sabemos que este é um tema muito mais complexo.

“Segundo Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade há mais de duas décadas (neste momento, já são mais de três décadas), a felicidade traduz-se na sensação de bem-estar: “É difícil dizer o que é, mas sei quando a vejo. É simplesmente nos sentirmos bem”. Nas suas pesquisas e livros sobre o tema, Gilbert mostra o que teimamos em não perceber no dia-a-dia: a felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase, daqueles que se atingem nos momentos de extremo prazer.

Estar feliz ou triste é um ir e vir. Apesar de difíceis, os processos de infelicidade também funcionam como um momento para amadurecer, pensar e repensar as atitudes e os projetos.

Não há respostas concretas mas há pistas do que nos leva até ela. O filósofo grego Aristóteles afirmava, há mais de dois mil anos, que a felicidade se atinge pelo exercício da virtude e não da posse.

Segundo o psicólogo israelita Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, distinguido com o Prémio Nobel da Economia em 2002 pelo seu trabalho fundamental em psicologia que questionou o modelo racional de tomada de decisões e de formulação de juízos, passamos a julgar a nossa felicidade não pela situação atual, mas pela perspectiva de melhorar de vida no futuro. A conclusão de Kahneman faz parte de um estudo feito nos últimos anos sobre o modo de viver dos americanos. Há meio século, o sonho de uma família de classe média era ter casa própria, um carro na garagem e pelo menos um dos filhos na universidade. Os dados mostram que o sonho americano se transformou em realidade. E, apesar de alcançarem os seus objetivos, este povo não se considera satisfeito ou feliz.

A felicidade não é permanente porque não dá para estar bem o tempo todo. Mas também não precisa de ser uma eterna projeção.”

 

Com tudo isto e por isto vos digo:

O melhor da vida são as coisas mais simples, e Sorrir ajuda a sermos Felizes, porque contagia quem nos rodeia, o que contribui para o nosso bem estar e dos demais!!!
É bom saber viver, aproveitar o que nos acontece e transformar isso em algo positivo, ajuda-nos a crescer de bem com a vida!!!
Sorria, seja grato e pratique o bem,  depois verifique que faz toda a diferença na vida de alguém!!!

Em seguida deixo uma música, que gosto muito, onde se pede felicidade! Escute a letra com atenção, não é só pedir, é fazer o bem também!

 

Filipa Cordeiro C.

 


MAIS ARTIGOS

 

No ensino à distância estarão os professores a avaliar alunos, pais ou explicadores?

Temos de repensar o ensino, a forma tradicional de um professor por disciplina e que não colabora com os outros professores, novas formas de ensinar que não estejam dependentes de uma sala de aula, e novas formas de avaliar

0 comments

Apelo a todos os Portugueses

APELO a TODOS OS PORTUGUESES que FIQUEM EM CASA! Estamos todos juntos e vamos ficar todos bem!

0 comments

A Educação começa na Creche

Artigo sobre educação – Susana Lionço

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!