Matemática 5º | Expressões algébricas e propriedades das operações

 

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E PROPRIEDADES DAS OPERAÇÕES

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Nota: ver até aos 4 minutos.

Síntese em vídeo cedido por RjasMatemática (www.matexplica.pt)

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 5º ano:

 

DOMÍNIO: ÁLGEBRA (ALG5)

SUBDOMÍNIO: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E PROPRIEDADES DAS OPERAÇÕES

 

  • Conhecer e aplicar as propriedades das operações
  1. Conhecer as prioridades convencionadas das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e utilizar corretamente os parênteses.
  2. Reconhecer as propriedades associativa e comutativa da adição e da multiplicação e as propriedades distributivas da multiplicação relativamente à adição e à subtração e representá-las algebricamente.
  3. Identificar o 0 e o 1 como os elementos neutros respetivamente da adição e da multiplicação de números racionais não negativos e o 0 como elemento absorvente da multiplicação.
  4. Utilizar o traço de fração para representar o quociente de dois números racionais e designá-lo por «razão» dos dois números.
  5. Identificar dois números racionais positivos como «inversos» um do outro quando o respetivo produto for igual a 1 e reconhecer que o inverso de um dado número racional positivo q é igual a [math]\frac{1}{q}[/math].
  6. Reconhecer que o inverso de [math]\frac{a}{b}[/math] é [math]\frac{b}{a}[/math] (sendo a e b números naturais) e reconhecer que dividir por um número racional positivo é o mesmo do que multiplicar pelo respetivo inverso.
  7. Reconhecer que o inverso do produto (respetivamente quociente) de dois números racionais positivos é igual ao produto (respetivamente quociente) dos inversos.
  8. Reconhecer, dados números racionais positivos q, r, s e t, que [math]\frac{q}{r}\times\frac{s}{t}=[/math] e concluir que o inverso de [math]\frac{q}{r}[/math] é igual a [math]\frac{r}{q}[/math].
  9. Reconhecer, dados números racionais positivos q, r, s e t, que .
  10. Simplificar e calcular o valor de expressões numéricas envolvendo as quatro operações aritméticas e a utilização de parênteses.
  11. Traduzir em linguagem simbólica enunciados matemáticos expressos em linguagem natural e viceversa, sabendo que o sinal de multiplicação pode ser omitido entre números e letras e entre letras, e que pode também utilizar-se, em todos os casos, um ponto no lugar deste sinal.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 5º ano – Matemática   |

 

You may also like...