Matemática 5º ano | Medida: Amplitude de ângulos

 

MEDIDA:

AMPLITUDE DE ÂNGULOS

 

 

Em breve

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese:

Em breve

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Matemática – 5º ano:

 

DOMÍNIO: GEOMETRIA E MEDIDA (GM5)

SUBDOMÍNIO: MEDIDA

AMPLITUDE DE ÂNGULOS

  • Medir amplitudes de ângulos
  1. Identificar, fixado um ângulo (não nulo) como unidade, a medida da amplitude de um dado ângulo como \(\frac{1}{b}\) (sendo b número natural) quando o ângulo unidade for igual à soma de b ângulos iguais àquele.
  2. Identificar, fixado um ângulo (não nulo) como unidade, a medida da amplitude de um dado ângulo \(\theta\) como \(\frac{a}{b}\) (sendo a e b números naturais) quando for igual à soma de a ângulos de amplitude unidades e representar a amplitude de \(\theta\) por «»
  3. Identificar o «grau» como a unidade de medida de amplitude de ângulo tal que o ângulo giro tem amplitude igual a 360 graus e utilizar corretamente o símbolo «º».
  4. Saber que um grau se divide em 60 minutos (de grau) e um minuto em 60 segundos (de grau) e utilizar corretamente os símbolos «’» e «”».
  5. Utilizar o transferidor para medir amplitudes de ângulos e construir ângulos de determinada amplitude expressa em graus.
  • Resolver problemas
  1. Resolver problemas envolvendo adições, subtrações e conversões de medidas de amplitude expressas em forma complexa e incomplexa.

 


 

|   Voltar à lista de conteúdos do 5º ano – Matemática   |