História e Geografia de Portugal 6º ano | Lazer e Património

 

LAZER E PATRIMÓNIO

 

 

 

LAZER

 

 

A ocupação dos tempos livres

Nos momentos em que as pessoas não trabalham têm direito a um tempo de lazer, ou seja, tempo livre que as pessoas ocupam da maneira que mais lhe agrada.

Estes momentos de lazer podem ser aproveitados para praticar atividades desportivas, culturais ou sociais, e dependem da existência de equipamentos (recintos desportivos, piscinas, teatros, cinemas, museus, etc.) e de instituições (clubes desportivos e associações culturais) que desenvolvam essas atividades.

Estes equipamentos existem em maior número e com maior oferta de atividades no meio urbano, havendo por isso diferenças na ocupação dos tempos livres entre as pessoas do campo e as da cidade. Como no meio rural o acesso a esses equipamentos é mais escasso, a maior parte dos tempos livres são ocupados pelo convívio com os amigos, idas ao café, jogos em grupo, atividades ao ar livre como a caça, participação em grupos corais, ranchos, etc. Neste meio dá-se também muita importância às festas tradicionais: feiras, romarias ou arraiais.

 

 

Turismo

Nas férias as pessoas têm mais tempo livre e muitas aproveitam para fazer turismo, ou seja, conhecer espaços diferentes através de viagens ou passeios. O turismo pode ser feito dentro do próprio país ou para o estrangeiro.

Devido às suas condições geográficas e climáticas, Portugal é um país que atrai muitos turistas estrangeiros.

 

Em Portugal, os principais tipos de turismo são:

  • Balnear: muitas pessoas são atraídas pelas inúmeras praias existentes ao longo da costa portuguesa, sobretudo no verão, época de mês seco (cuja precipitação é igual ou menor que o dobro da temperatura nesse mês)
  • Cultural: mais frequente nos centros urbanos, relaciona-se com a visita a monumentos, museus ou centros históricos
  • De montanha: nas regiões de maior altitude é possível fazer caminhadas pela Natureza e praticar desportos radicais no inverno
  • Rural: para quem procura um maior contato com a natureza, ar puro e sossego
  • Termal: existem nascentes de água que atraem milhares de turistas devido às suas propiedades curativas
  • Religioso: muitas pessoas deslocam-se ao nosso país para visitar santuários ou outros locais de culto

 

O número de chegada de turistas estrangeiros tem vindo a aumentar em Portugal, provocando a entrada de dinheiro estrangeiro, o desenvolvimento de muitas regiões e o aumento de emprego. Sendo assim, o turismo é uma das atividades mais importantes do setor terciário pelo desenvolvimento que provoca e pela entrada de receitas. No entanto, a construção de unidades hoteleiras, restaurantes, cafés, bares, estradas, tem tido um impacto negativo no ambiente, com a alteração da paisagem e aumento da poluição em áreas que tinham pouca intervenção humana.

 

 

 

IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO DA NATUREZA

 

 

Preservação da natureza

O aumento da população e do turismo tem provocado a humanização da paisagem, ou seja, modificação da paisagem através da intervenção do Homem, através da ocupação excessiva de territórios para construção, do abate de árvores, da pesca e caça sem controlo, colocando assim muitas vezes espécies animais e vegetais em risco de extinção.

Sendo assim, tornou-se necessário tomar medidas para proteger certas zonas do país a fim de preservar a natureza, a sua fauna e a sua flora. Foram criadas, portanto, áreas protegidas pelo Estado em que qualquer alteração do meio carece de autorização. As áreas protegidas são constituídas pelos parques naturais e reservas naturais.

 


 

Revê aqui a matéria/resumo de matemática/síntese de HGP:

 


 

EXERCÍCIOS

Em breve

 


 

O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de HGP – 6º ano:

 

DOMÍNIO: PORTUGAL HOJE

SUBDOMÍNIO: LAZER E PATRIMÓNIO

 

  • Compreender a desigual distribuição da prática do lazer e do turismo a nível nacional
  1. Definir lazer.
  2. Localizar as áreas com maior oferta de equipamento culturais e desportivos diversos (teatros, cinemas, museus, bibliotecas, pavilhões desportivos…)
  3. Justificar a desigual oferta na distribuição de equipamento culturais e desportivos.
  4. Identificar o turismo como uma atividade de lazer.
  5. Identificar diferentes tipos de turismo em Portugal: balnear/ de montanha/religioso/termal/ em espaço rural/de aventura/radical/ histórico-cultural/ de natureza (…).
  6. Localizar as áreas de maior atração/procura turística em Portugal, destacando os fatores que justificam a sua atratividade/procura.
  7. Identificar atividades de lazer e turismo na região onde reside.

 

  • Compreender a importância da preservação do património
  1. Identificar diferentes tipos de património.
  2. Localizar diferentes áreas de proteção da natureza.
  3. Explicar a importância das áreas protegidas na preservação do património ambiental.
  4. Identificar medidas de preservação do património.

 


 

|   Voltar à lista dos conteúdos do 6º ano – HGP   |

 

You may also like...