11 de Março


1975, Portugal, Lisboa:

Houve uma tentativa de um golpe de Estado dirigida pelo ex-presidente e general António Spínola. Depois desta falhar, o mesmo viu-se obrigado a exilar-se.

 

2004, Espanha, Madrid:

Houve um atentado pela manhã, da responsabilidade da AL-Qaeda, que provocou 192 mortes e 2050 feridos. Foi o pior ataque terrorista ocorrido em Espanha.

 

2011, Japão, Tohoku:

Houve um tsunami, com ondas superiores a 10 metros de altura, após um sismo de magnitude 9,1MW, onde se registaram mais de 18 mil mortes.

 

 

2020, em todo o MUNDO:

Se em todos estes exemplos anteriores, ao ligarmos as nossas televisões, apareciam imagens como as de um filme, hoje voltamos a vivê-las, como se de mais um filme se tratasse. Surgiu um novo vírus, que está a viajar pelo mundo, já ameaça mais de 100 diferentes países e já fez mais de 4 mil mortes. Ainda não existe qualquer forma de o combater, e por isso se tomam medidas preventivas para que se controle a sua propagação.

Devido a este vírus, Covid-19, as cerimónias em homenagem às vítimas do atentado e do tsunami foram anuladas, porque os riscos de contaminação são bastante elevados.

É necessário que todos percebam isso, que ajudem e cooperem, que vejam como é importante seguir os conselhos e não os desrespeitar. Quem ficar de quarentena não está de férias!!! Protejam-se, e protejam os vossos!!! Sejamos sensatos, é necessária toda a parte da prevenção, mas é desnecessário entrar em pânico!

 

* Atualização de última hora, HOJE será mais um dia 11 de Março para a história mundial.

O coronavírus foi declarado como pandemia mundial, esta tarde, pela Organização Mundial de Saúde. Até ao momento, Covid-19, que foi detetado em Dezembro de 2019, já provocou mais de 4300 mortes.

 

Filipa Cordeiro C.

 


MAIS ARTIGOS

 

O que sente um professor num fim de ano letivo sem alunos na escola

  O que sente um professor num fim de ano letivo sem alunos na escola   Este ano não houve festa de final de ano, os alunos não se puderam despedir dos colegas nem...

0 comments

Como podem os pais ajudar os seus filhos a estudar

Saiba como incentivar o seu filho para estudar

0 comments

Lançamento do Livro: Murro no Estômago

Este livro, a não perder, vai ser lançado no próximo dia 19 de outubro.

0 comments

ARTIGOS     DESAFIOS     EFEMÉRIDES     LIVROS     ONDE IR EM FAMÍLIA     VÍDEOS


 

Também te pode interessar…