11 de Março

1975, Portugal, Lisboa:

Houve uma tentativa de um golpe de Estado dirigida pelo ex-presidente e general António Spínola. Depois desta falhar, o mesmo viu-se obrigado a exilar-se.

2004, Espanha, Madrid:

Houve um atentado pela manhã, da responsabilidade da AL-Qaeda, que provocou 192 mortes e 2050 feridos. Foi o pior ataque terrorista ocorrido em Espanha.

2011, Japão, Tohoku:

Houve um tsunami, com ondas superiores a 10 metros de altura, após um sismo de magnitude 9,1MW, onde se registaram mais de 18 mil mortes.

 

2020, em todo o MUNDO:

Se em todos estes exemplos anteriores, ao ligarmos as nossas televisões, apareciam imagens como as de um filme, hoje voltamos a vivê-las, como se de mais um filme se tratasse. Surgiu um novo vírus, que está a viajar pelo mundo, já ameaça mais de 100 diferentes países e já fez mais de 4 mil mortes. Ainda não existe qualquer forma de o combater, e por isso se tomam medidas preventivas para que se controle a sua propagação.

Devido a este vírus, Covid-19, as cerimónias em homenagem às vítimas do atentado e do tsunami foram anuladas, porque os riscos de contaminação são bastante elevados.

É necessário que todos percebam isso, que ajudem e cooperem, que vejam como é importante seguir os conselhos e não os desrespeitar. Quem ficar de quarentena não está de férias!!! Protejam-se, e protejam os vossos!!! Sejamos sensatos, é necessária toda a parte da prevenção, mas é desnecessário entrar em pânico!

 

* Atualização de última hora, HOJE será mais um dia 11 de Março para a história mundial.

O coronavírus foi declarado como pandemia mundial, esta tarde, pela Organização Mundial de Saúde. Até ao momento, Covid-19, que foi detetado em Dezembro de 2019, já provocou mais de 4300 mortes.

 

Filipa Cordeiro C.

 


|   Mais artigos   |


 

 

PARTILHAR

Também te pode interessar…