Relato de uma jovem de 15 anos sobre a realidade nas escolas neste momento

 

A mãe de uma aluna da Escola Secundária de Cascais divulgou mensagens trocadas com a sua filha, de 15 anos, nas redes sociais, que demonstram um pouco da realidade de muitas escolas face ao agravamento da situação pandémica em Portugal.

 

Nas mensagens trocadas, a aluna informa que a professora de Geografia leu uma mensagem de um amigo enfermeiro e que trabalha num hospital a denunciar a falta de ventiladores. Referiu ainda que uma colega ia fazer uma apresentação durante a aula, mas não conseguiu devido à ansiedade sobre o momento que se vive em Portugal.

A própria aluna questiona o porquê dos alunos estarem na escola: “15 mil casos hoje e nós aqui na sala a fazer apresentações sobre a vida”.

 

A mãe decidiu retirar a filha da escola depois de ter conhecimento que 6 turmas entraram em isolamento.

 

Este é apenas um exemplo do que se passa em muitas das escolas no dia de hoje. São muitos os pais que não estão a levar os filhos para as escolas com receio de contágio por permanecerem em escolas onde há conhecimento de casos de Covid-19.

 

O portal ECO (Jornal Online de Economia) na sua página de facebook realizou uma sondagem em que 75% dos inquiridos considera que as escolas já deviam estar fechadas. Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, vários especialistas de saúde, diretores de escolas e várias autarquias apelam ao encerramento das escolas a partir do 3º ciclo de forma a baixar o número de infeções de Covid-19 e devido à situação atual de pré-rutura do serviço nacional de saúde.

 

Iniciou-se hoje uma campanha de testes rápidos nas escolas secundárias, nos concelhos de risco extremamente elevado. Em caso de surto, os testes são alargados aos restantes graus de ensino.

 

Isto acontece num dia em que Portugal regista novos máximos diários de mortes (219) e casos de covid-19 (14.647).

 


As mensagens trocadas:


MAIS NOTÍCIAS

 

ATL’s e Centros de Estudos vão poder voltar a abrir

  Segundo o Comunicado do Conselho de Ministros de 11 de março de 2021, os centros de estudos vão poder voltar a abrir as portas: “Retoma, a partir de 15 de março, das atividades...

0 comments

Exames do 9.º ano e Provas de Aferição canceladas!

  Governo mantém regras do ano passado para as avaliações e só haverá exames no ensino secundário para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior.   O Ministério da Educação decidiu cancelar as...

0 comments

Oficial: Creches, Pré-Escolar e 1º Ciclo reabrem na próxima semana

Após Conselho de Ministros, o primeiro ministro António Costa apresentou o plano de desconfinamento que irá entrar em vigor na próxima semana

0 comments

 

Também te pode interessar…