Poema | Coisas que não há que há
O Pássaro da Cabeça reúne diversos poemas infantis de Manuel António Pina, incluindo alguns publicados em outros livros seus.
#ESTUDOEMCASA » OBRAS (CONTOS/POEMAS) » 9º ANO
O Pássaro da Cabeça reúne diversos poemas infantis de Manuel António Pina, incluindo alguns publicados em outros livros seus.
Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Torga destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.
O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas. Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa.
Luísa Costa Gomes reaviva a história de Mary Read, a mulher-pirata. A vida de Mary Read lê-se como um romance de acção e aventura para todas as idades. Escrito com simplicidade e humor, A Pirata acompanha as etapas da curta vida desta mulher que nasceu em Inglaterra nos finais do século XVII.
Trouxeram o corpo de S. Vicente de barco para Lisboa e durante toda a viagem foram acompanhados por dois corvos, cuja imagem ainda hoje figura nas armas de Lisboa em testemunho desta história extraordinária.
O grande Homero às vezes dormitava, garante Horácio. Outros poetas dão-se a uma sesta, de vez em quando, com prejuízo da toada e da eloquência do discurso. Mas, infelizmente, não são apenas os poetas que se deixam dormitar. Os deuses também.
O nome de Homero (gr. Ὅμηρος), o mais antigo e respeitado poeta da Grécia Antiga, está vinculado há mais de 2.600 anos à Ilíada e à Odisseia. Não há nenhuma evidência, no entanto, de que ele tenha realmente existido ou de que tenha escrito qualquer uma dessas duas epopeias, tradicionalmente chamadas de poemas homéricos.
Mar Português é um dos poemas mais famosos de Fernando Pessoa. O poema foi publicado no seu livro Mensagem.
O livro conta a história de Robinson Crusoe, um homem que, em meados do século XVIII, dirigia-se a Espanha do Sul, mas o barco em que seguia naufragou, ficando a viver numa ilha desabitada. Passado algum tempo, encontrou um índio ao qual chamou de Sexta-Feira (Vendredi).
Alexandre Manuel Vahía de Castro O’Neill de Bulhões foi um importante poeta do movimento surrealista português.
Cantata à morte de Dona Inês de Castro descreve, em poesia, o sofrimento de D. Pedro após a morte de sua amada Dona Inês.
Este conto fala da pesca da baleia e como esta atividade era importante para o povo das ilhas dos Açores. Ficamos a saber que era da baleia que os pescadores tiravam quase tudo para viver…
Trata-se dum romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países, adotado em escolas e adaptado para o cinema, televisão e teatro.
Bichos é um livro de contos da autoria de Miguel Torga, publicado pela primeira vez em 1940. Atingiu, em edição de autor, 11 edições. Bichos combina a requintada escrita de Torga, tornando cada animal apresentado numa pessoa.
CONTO O FANTASMA DE CANTERVILLE Vídeo Youtube Para ver um vídeo baseado no livro de Oscar Wilde (português do Brasil)! Apresentações SlideShare Para ler! PDF Podes ler também a história em...
“Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto é um livro intemporal.
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.
O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, no original em inglês) é uma novela de Ernest Hemingway, escrita em Cuba, em 1951, e publicada em 1952.