#ESTUDOEMCASA   »   OBRAS (CONTOS/POEMAS)   »   5º/6º ANOS

Conto | A Fada Oriana

A Fada Oriana é um livro escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen em 1958. Constitui-se num texto emblemático da literatura infanto-juvenil portuguesa, pois fala da construção do ser e da aquisição de valores fundamentais pelo indivíduo.

Lenda | A Lenda das Amendoeiras

“… uma história de amor, vivida entre uma bela princesa do norte da Europa e de um rei mouro, que teve um feliz e encantador enlace final graças à floração das amendoeiras mandadas plantar por aquele, para que a princesa se curasse da nostalgia das neves do seu país”.

Lenda | A Lenda da Senhora da Nazaré

Conta a Lenda da Nazaré que na manhã de 14 de Setembro de 1182, encontrando-se a região em paz com os mouros, D. Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, andava à caça nas suas terras, desporto de sua especial predilecção, quando avistou um veado, e começou a persegui-lo seguido pelos seus companheiros.

Lenda | A Lenda das Três Mouras Encantadas

As moiras ou mouras encantadas ou “mouriscas” são espíritos, seres fantásticos com poderes… As lendas descrevem as mouras encantadas como jovens donzelas de grande beleza ou encantadoras princesas e “perigosamente sedutoras”… Vários registos de lendas foram feitos nos séculos XIX e XX por Gentil Marques.

Poema | Pedra Filosofal

Pedra Filosofal é um poema do poeta António Gedeão, publicado no livro Movimento Perpétuo, em 1956. Aproveitando a musicalidade do poema, Manuel Freire apresenta em 1970 o poema musicado, que, pelas suas características rapidamente se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura.

Poema | Senhor Extraterrestre

Em 1981 ainda não havia telemóveis e ninguém pensava nestas coisas de duetos improváveis, mas o certo é que os verdadeiros artistas estão sempre actuais, e, tanto Amália como Paião nunca brincaram em serviço. A leitura que se faz hoje em dia deste máxi-single não é certamente a mesma que a Grande Fadista recebeu em 1981 face ao desconforto de cantar um Fado Canção composto por um jovem artista com predilecção para espectáculos de variedades e festivais.

Ajuda o nosso site colocando gosto na nossa página de Facebook!