As escolas vão voltar a fechar?

 

Vem aí um novo confinamento geral, semelhante ao que tivemos no ano passado, em que as escolas tiveram que encerrar. Como será neste novo confinamento?

 

As medidas só serão anunciadas amanhã, mas já existem perspetivas do que irá acontecer. Em reunião do Infarmed com os responsáveis políticos, sobre as medidas a tomar, os especialistas não chegaram a acordo sobre o efeito das aulas presenciais a partir dos 12 anos, pelo que será o Governo a decidir esta quarta-feira.

Através da análise dos discursos resultantes dessa reunião, chegamos à conclusão que a probabilidade das escolas do 3º ciclo e do Secundário passarem para aulas à distância é cada vez maior, e deve ser mesmo uma das medidas anunciadas. O confinamento deverá durar, pelo menos, um mês.

O primeiro ministro, António Costa, sublinhou que os especialistas defendem que não são os contágios nos próprios estabelecimentos de ensino a preocupar, mas sim a movimentação de pessoas que as escolas abertas implicam.

A decisão final será “política”, tanto do Governo, como do Presidente e do Parlamento.

 

Depois desta reunião, o Presidente da República vai ouvir os partidos, por telefone, e enviar o projeto de decreto ao Governo, que ainda esta terça-feira dará o parecer. Amanhã, será o debate na Assembleia da República e o Conselho de Ministros irá decidir as novas medidas.

 

Esperemos, portanto, por amanhã para a  confirmação das medidas de combate à pandemia Covid-19.

Também te pode interessar…