A Educação começa na Creche

importância da crecheA Creche não deve ser só visto como uma resposta às necessidades dos pais de terem de deixar os seus filhos, durante o período de trabalho diário, com pessoas responsáveis que se ocuparão da sua guarda. É importante que a Creche seja vista e reconhecida como sendo um local onde os bebés contactam com um ambiente rico em trocas e em experiências que muito irão contribuir para uma boa formação pessoal, quer como indivíduos quer como cidadãos conscientes e despertos para os problemas que os rodeiam, de modo a cultivarem os valores necessários para uma convivência saudável e a alcançarem sucesso no futuro.

O convívio proporcionado pela Creche tem uma influência positiva tão grande no desenvolvimento da criança que vale a pena que esta deixe o seu ambiente familiar para passar algumas horas em contacto com adultos especializados em educação para a infância e com outras crianças mais novas e mais velhas, do mesmo meio cultural e de outros diferentes, da mesma classe social e de outras diferentes; envolvendo-se em atividades que permitam o seu desenvolvimento global.

Não nos devemos esquecer de que a importância dada a determinados objetivos educacionais diferem de comunidade para comunidade, e como tal, deve existir um trabalho conjunto entre pais, adultos da instituição educativa e comunidade ao nível da educação da criança para que esta se realize nas melhores condições possíveis. Deste modo, o educador deve procurar despistar as condições económicas, sociais e culturais de cada criança de forma a ir ao encontro das necessidades individuais de cada um, contribuindo para um melhor relacionamento em grupo e proporcionando uma educação pré-escolar de melhor e maior qualidade.

A Creche deve promover o desenvolvimento a formação da criança de forma que se integre na sociedade como ser autónomo, livre e solidário; assim, todas as componentes curriculares deverão contribuir para promover na criança atitudes e valores que lhes permitam tornarem-se cidadãos conscientes e solidários e ao mesmo tempo lhes faculte aprendizagem e resolução de problemas que a sociedade lhe venha a colocar.

Através dos diferentes contextos sociais que vivência e nas relações e interações com os outros a criança vai-se apercebendo e construindo referências que lhe permitem compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e os deveres para consigo e para com os outros.

O educador tem um papel fundamental neste processo, pois na sua interação com as crianças assume-se como adulto que educa através do exemplo, da sua maneira de ser e de estar, da forma como comunica e se relaciona, da forma como organiza a sala e concretiza o processo de ensino/aprendizagem.

 

Susana Lionço

 

[hr]

|   Artigos   |

[hr]

You may also like...