Neste dia, 2 de setembro: Fim da 2ª Guerra Mundial – vitória dos Aliados

fim da 2a guerra mundial 2No dia 2 de setembro de 1945, os japoneses viram-se obrigados a renderem-se perante os Aliados, colocando assim fim à 2ª Guerra Mundial, que se iniciou no dia 1 de setembro de 1939.

 

O Fim da Guerra na Europa Ocidental e Oriental

Os combates na Europa Ocidental foram decididos em 6 de Junho de 1944: vindos da Inglaterra, cento e cinquenta e cinco mil soldados desembarcaram em Caen, no Norte da França. Esse dia ficou conhecido como o Dia D – o dia da invasão da Normandia. Foi então a maior operação aeronaval da história militar. Os números apontam: 1.200 navios e 1.000 aviões de guerra.

No lado do Oriente, os alemães foram completamente cercados por tropas soviéticas e exatamente no dia 22 de Abril de 1945 a cidade de Berlim foi tomada pelos russos. E no dia 30, Hitler cometeu suicídio. No dia 7 de Maio de 1945, o que restou do governo alemão simplesmente se rendeu. A guerra na Europa estava terminada.

 

O Fim da Guerra no Pacífico

No Pacífico, as batalhas entre o Japão e os Estados Unidos continuaram e marcaram um dos períodos mais tristes da história da humanidade.

Os americanos bombardearam as cidades japoneses de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e de Nagasaki, em 9 de agosto de 1945 com armas nucleares, provocando grande destruição. O Japão rendeu-se na data de 2 de setembro de 1945. Era o final da Guerra.

 

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_da_Segunda_Guerra_Mundial

 

 Video

Video filmado no momento da rendição oficial do Japão