Neste dia, 1 de setembro: Início da 2ª Guerra Mundial

inicio 2a guerra mundial 2No dia 1 de setembro de 1939 iniciou-se uma das guerras mais devastadoras de sempre da História Mundial: a 2ª Guerra Mundial.

Apesar do movimento pacifista após o fim da 1ª Guerra Mundial, as perdas causaram um nacionalismo irredentista e revanchista em vários países europeus. O irredentismo e revanchismo eram fortes na Alemanha por causa das significativas perdas territoriais, coloniais e financeiras incorridas pelo Tratado de Versalhes. Pelo tratado, a Alemanha perdeu cerca de 13% do seu território e todas as suas colónias ultramarinas, foi proibida de anexar outros Estados, teve que pagar indenizações e sofreu limitações quanto ao tamanho e a capacidade das suas forças armadas.

Sendo assim, quando Hitler assume o cargo de chanceler da Alemanha, em 1933, aboliu a democracia e começa uma campanha de rearmamento massivo do país, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.

Em outubro de 1935, a Itália invadiu a Etiópia e a Alemanha foi o único grande país europeu que apoiou essa invasão. O governo italiano posteriormente abandonou as suas objeções com relação às metas da Alemanha de dominar a Áustria.

Em outubro de 1936, Alemanha e Itália formaram o Eixo Roma-Berlim. Um mês depois, a Alemanha e o Japão assinaram o Pacto Anticomintern, com a adesão da Itália no ano seguinte.

Na Ásia, em julho de 1937, o Japão ocupou Pequim, que pertencia à China. Em 29 de julho de 1938, os japoneses invadiram a União Soviética e começaram a ambicionar territórios pertencentes aos Estados Unidos da América e da Europa no Pacífico.

Na Europa, Itália e Alemanha continuaram a anexar territórios, sem grandes reações das outras potências europeias.

No entanto, quando a Alemanha ataca a Polónia, no dia 1 de setembro de 1939, a França e o Reino Unido decidiram declarar guerra à Alemanha, dando início à 2ª Guerra Mundial que apenas terminou em 1945.

 

Ver cronologia dos acontecimentos que levaram ao início da guerra:

18 de setembro de 1931

O Japão invade a Manchúria.

 

2 de outubro de 1935 a maio de 1936

A Itália fascista invade, conquista e anexa a Etiópia.

 

25 de outubro a 1 de novembro de 1936

A Alemanha nazista e a Itália fascista assinam um tratado de cooperação em 25 de outubro; e em 1 de novembro, o Eixo Roma-Berlim é anunciado.

 

25 de novembro de 1936

A Alemanha nazista e o Japão imperial assinam o Pacto Anti-Comintern, isto é, Anti-Internacional Comunista, direcionado contra a União Soviética e o movimento comunista internacional.

 

7 de julho de 1937

O Japão invade a China.

 

11 a 13 de março de 1938

A Alemanha incorpora a Áustria na assim chamada Anchluss, ou seja, anexação.

 

29 de setembro de 1938

A Alemanha, a Itália, a Grã-Bretanha e a França assinam o Acordo de Munique, o qual força a República Tchecoslovaca a ceder à Alemanha nazista a região dos Sudetos, incluindo as importantes posições estratégicas de defesa militar daquele país.

 

14 a 15 de março de 1939

Sob pressão alemã, os eslovacos declaram sua independência e formam a República da Eslováquia. Os alemães ocupam as províncias remanescentes da Tchecoslováquia, em violação ao acordo de Munique, formando o Protetorado da Boêmia e Morávia.

 

31 de março de 1939

A França e a Grã-Bretanha asseguram a integridade das fronteiras do estado polonês.

 

7 a 15 de abril de 1939

A Itália fascista invade e anexa a Albânia.

 

23 de agosto de 1939

A Alemanha nazista e a União Soviética assinam um pacto mútuo de não-agressão–o Pacto Ribbentrop-Molotov — e fazem um aditamento secreto dividindo o leste europeu entre si, em duas esferas de influência.

 

1 de setembro de 1939

A Alemanha invade a Polónia, dando início à Segunda Guerra Mundial na Europa.

 

3 de setembro de 1939

Honrando sua garantia de segurança às fronteiras da Polônia, a Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha.

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007306

 

 

 Vídeo:

 

You may also like...