Neste dia, 6 de março: Fundação do Partido Comunista Português

Fundação do Partido Comunista Português

pcpNo dia 6 de Março de 1921, fundou-se um dos partidos mais antigos portugueses e que ainda hoje subsistem. Teve um papel fundamental na oposição ao regime ditatorial de Salazar e constitui hoje uma referência da oposição ao governo atual.

Após a I Guerra Mundial, em 1918, Portugal atravessou um período de grande crise económica, muito graças à participação de Portugal na guerra o que envolveu grandes custos.

A classe dos trabalhadores, bastante afetados com esta grave crise, originou uma onda de greves e contestação. A 6 de Março de 1921, fundou-se o Partido Comunista Português (PCP), com o intuito de defender os interesses desta classe.

Depois da sua influência na luta pela queda do regime autoritário do Estado Novo, ainda hoje o partido se encontra em atividade, em luta por melhores condições dos trabalhadores portugueses.

É ainda bastante famosa a Festa do Avante organizada todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Setembro, com o objetivo de difundir os ideais comunistas do partido. Este festival atrai centenas de milhares de visitantes, apoiantes do partido ou não, pela música, gastronomia e convívio.

 

|   Mais curiosidades sobre datas   |

 

You may also like...