Neste dia, 5 de março: Aprovação do documento “o Movimento, as Forças Armadas e a Nação”

Aprovação do documento “o Movimento, as Forças Armadas e a Nação”

mfaNo dia 5 de Março de 1974, realizou-se uma reunião do Movimento dos Capitães em Cascais onde foi aprovado o programa do Movimento das Forças Armadas, que teve como resultado final a queda da ditadura mais tarde em abril.

O Movimento dos Capitães foi um movimento que surgiu em Agosto de 1973, no seio das Forças Armadas Portuguesas, com o objetivo de defender os interesses de uma classe de oficiais de baixa patente, principalmente constituída por capitães. No entanto, rapidamente se transformou num movimento de clara contestação política contra o regime autoritário existente na altura em Portugal.

A injustiça social, as restrições à liberdade e a falta de respeito pelos direitos individuais por parte do Estado Novo, eram motivos de descontentamento destes oficiais. Outro grande problema de Portugal estava relacionado com o arrastar da Guerra Colonial, que fez com que muitos jovens partissem para a guerra. Muitos perderam a vida e outros regressassam feridos com marcas para toda a vida (muitos vinham mutilados). Defendia-se o fim da Guerra Colonial, desejo esse que contrastava com as pretensões do estado.

Quando cresceu a convicção que a guerra só acabaria com o derrube do regime em vigor, este movimento virou as suas atenções para o planeamento de uma revolução que acabasse com a ditadura e que restaurasse a democracia em Portugal.

Oficiais de alta patente, tais como  Costa Gomes e António Spínola, também eles insatisfeitos com as políticas do estado, juntaram-se a este movimento que assim cresceu e ganhou força. Numa reunião em Cascais, no dia 5 de março de 1974, foi aprovado o documento “o Movimento, as Forças Armadas e a Nação” com as suas bases programáticas. O Movimento dos Capitães passou a chamar-se Movimento das Forças Armadas, de forma a abranger mais unidades das forças armadas, tais como sargentos e praças, e começaram os preparativos para a revolução que viria a realizar-se a 25 de abril de 1974 e que colocou fim ao regime ditatorial do Estado Novo.

 

Consultar documento “o Movimento, as Forças Armadas e a Nação”: clique aqui

 

|   Mais curiosidades sobre datas   |

 

You may also like...