Ciências Naturais 7º | Ciência, produto da atividade humana


CIÊNCIA – PRODUTO DA ATIVIDADE HUMANA

 

Ciência e Tecnologia

O que é a ciência

Ciência é um processo contínuo de procura de conhecimento sobre qualquer assunto.

A investigação em ciência pode seguir vários métodos científicos para procurar explicações racionais da realidade, ou para encontrar soluções para problemas concretos.

O método científico tradicional segue os seguintes passos:

  1. Observação de um fenómeno
  2. Identificação de um problema/questão
  3. Formulação de hipóteses
  4. Teste de hipóteses
  5. Análise de resultados

Através da análise de resultados, as hipóteses podem ser consideradas aceites ou rejeitadas. No segundo caso, regressa-se ao ponto 4.

 

O que é a tecnologia

A tecnologia é um conjunto de processos através dos quais são desenvolvidas ferramentas que permitem controlar e compreender o mundo que nos rodeia.

 

Relação entre ciência e tecnologia

A ciência e a tecnologia estão interligadas, influenciando-se mutuamente.

O conhecimento científico permite o desenvolvimento de novas tecnologias que, por sua vez, vão permitir o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos.

 

Evolução da ciência

Sendo assim, a ciência está em constante evolução, pois o conhecimento científico encontra-se condicionado aos limites da tecnologia da época. No entanto, o conhecimento científico pode também estar limitado devido a fatores sociais, políticos e religiosos.

 

 

Estudo do Universo

O que é a astronomia

A astronomia é a ciência que estuda os astros e as suas leis físicas.

 

Evolução do conhecimento da Terra

Modelo geocêntrico

Segundo este modelo, apresentado por Aristóteles e defendido por Ptolomeu, a Terra era o centro do Universo e os restantes astros giravam em seu redor.

 

Modelo heliocêntrico

No séc. XVI, Copérnico afirmou que era o Sol o centro do Universo e que os restantes astros é que giravam em seu redor.

Kepler e Galilieu Galilei, este último com a ajuda do telescópio, defenderam este modelo. Galileu acabou por ter problemas com a Inquisição porque a Igreja não aceitava essa teoria pois continuava a defender que era a Terra o centro do Universo.

 

Modelo atual

A utilização de telescópios cada vez mais evoluídos permitiram demonstrar que o Universo é muito maior do que se pensava. Atualmente considera-se que nem a Terra nem o Sol são o centro do Universo. A Terra gira em torno do Sol num sistema planetário chamado Sistema Solar. Este, por sua vez, faz parte de uma galáxia, a Via Láctea, apenas uma das muitas galáxias existentes no Universo, cada uma com milhares e milhares de estrelas.

Sendo assim, o Sol é apenas uma estrela de tantas que existem no Universo, estando longe, portanto, de ser o centro do Universo, tal como a Terra, ainda mais pequena que o Sol.

 

A evolução do conhecimento da Terra e a sua localização no Universo demonstra-nos a capacidade de evolução da ciência, como se encontra condicionada pelos limites da tecnologia, e como pode estar limitada também devido a factores sociais, políticos e religiosos.

 

 

You may also like...