Saúde Escolar I | 1.Saúde

SAÚDE

O professor do 1º ciclo do ensino básico, mais que alguém que transmite conhecimento sobre uma matéria específica, é um ser capaz de promover o bem ao exercitar a cidadania por meio do ensino. Prepara e desenvolve a criança para que possa viver, e bem, nos mais diferentes e adversos ambientes, contribuindo assim para que a criança tenha uma vida saudável. Devido à importância do seu papel na mudança de comportamentos e atitudes das crianças, o professor é fundamental na prevenção da doença e na Promoção da Saúde e, para tal efeito, deve possuir conhecimentos básicos na área da Saúde. É neste contexto que irei apresentar nos próximos posts algumas noções importantes sobre a saúde, a doença e a saúde escolar em concreto.

 

Evolução do conceito de saúde

O conceito de saúde tem-se modificado ao longo dos tempos. A evolução da sua definição justifica-se, principalmente, pela sua constante avaliação e pela aquisição de novos conhecimentos na área da Saúde.

Primeiramente, a saúde era definida como “ausência de doença”, estando apenas relacionada a aspectos físicos e biológicos. No entanto, a partir de meados do século XX, vários problemas comportamentais e psíquicos evidenciam-se e contribuem de forma significativa para uma elevada taxa de mortalidade. Com base nesta evidência, tornou-se importante, por um lado, alterar o estilo de vida da população mudando comportamentos tais como o excesso da bebida de álcool, o consumo do tabaco, a má alimentação e a falta de exercício e, por outro lado, a acção de profissionais na área psíquica da população em casos como a depressão e a rejeição social.

Desta forma, e devido a estes problemas não terem origem em organismos patogénicos, tornou-se necessário alargar a concepção de saúde. De um simples estado de ausência de doença, a saúde passou a ser entendida como um estado de bem-estar físico, mental e social.

 

Definição de saúde segundo a Organização Mundial da Saúde:

- Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Esquema representativo da saúde enquanto equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social.

Saúde enquanto equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social

 

Próximo artigo:

 

Tags: , , ,

1 comentário

  1. angela elisanes campos chaves says:

    gostei muito deste vídeo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>